Skip to main content
Capa
Nº 374 | 19 Abril 2024
Edição nº 374
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Abdullah II: um radical equilibrista moderado ou vice-versa
Abdullah II: um radical equilibrista moderado ou vice-versa
Uma das decisões de política estratégica nacional mais difíceis de tomar é a de manter a equidistância entre o mundo cristão e o mundo muçulmano – sim, para este equinócio há diferenças entre o mundo cristão romano e o mundo cristão ortodoxo, mas adiante.
Tema
Da abertura ao mundo à vocação europeia,  fica por cumprir  o desenvolvimento
Da abertura ao mundo à vocação europeia, fica por cumprir o desenvolvimento
O Jornal Económico lançou o repto a 12 individualidades: o que mudou de mais relevante nestas cinco décadas de democracia? A radiografia que fazem ao país enaltece muitas conquistas, mas não deixa de apontar falhas, melhorias e vontade de construir um Portugal melhor.
O que mudou em 50 anos de democracia?
O que mudou em 50 anos de democracia?
A transição democrática portuguesa cravou o derradeiro ‘prego’ na era dos impérios, dando início à “terceira vaga de democratização”, como lhe chamou Samuel Huntington. Portugal partiu de uma sociedade essencialmente rural, atrasada e profundamente desigual, e saltou várias etapas de desenvolvimento. 50 anos volvidos sobre o 25 de Abril, a pergunta continua a fazer sentido: o que mudou?
Pessoas
“Empresas portuguesas sabem como devem crescer. Não são complacentes”
“Empresas portuguesas sabem como devem crescer. Não são complacentes”
EntrevistaOlivier Woeffray, Especialista em Foresight, Strategy and Insights e antigo consultor do Fórum Económico Mundial, o suíço tem ajudado várias entidades a preparar-se para o futuro. Na última sessão do InnovClub, colocou os convidados numa máquina do tempo e levou-os até 2040 e ao difícil exercício de perceber como vai ser o mundo daqui a 16 anos.
Lifestyle
Neste ‘clube’ manda o design inspirado  no futebol
Neste ‘clube’ manda o design inspirado no futebol
O futebol fintou-lhe o sonho, mas Miguel Soares continua a ver neste desporto a sua fonte de inspiração e resiliência. Quem disser o contrário, é porque não conhece a BYMS
Livros
retratos do país que somos
retratos do país que somos
“Os Filhos da Madrugada”, da jornalista Anabela Mota Ribeiro, começou por ser um programa de televisão. Do pequeno ecrã passou a livro, estando já publicados dois volumes, que dão conta das conversas tidas com os entrevistados, oferecendo ao leitor um retrato concreto, particular e quotidiano do Portugal que hoje somos.
5 Sentidos
Que tal provar um dos vinhos  mais raros do mercado nacional?
Que tal provar um dos vinhos mais raros do mercado nacional?
A 22.ª edição do Enóphilo Wine Fest vai contar com um total de 50 produtores nacionais e a participação especial de vinhos de talha. Mas não só. Este ano, os holofotes apontam, também, para as provas comentadas exclusivas, onde um dos protagonistas será o Czar 2014, da ilha do Pico, nos Açores.
Longa vida ao Theatro Circo!
Longa vida ao Theatro Circo!
Todas as iniciativas são gratuitas exceto os espetáculos de Bate Fado e Bruno Pernadas (€5); os bilhetes podem ser comprados no Theatro Circo, locais habituais e online.