Capa
Nº 374 | 19 Abril 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
Lifestyle
Livros
5 Sentidos
Uma das decisões de política estratégica nacional mais difíceis de tomar é a de manter a equidistância entre o mundo cristão e o mundo muçulmano – sim, para este equinócio há diferenças entre o mundo cristão romano e o mundo cristão ortodoxo, mas adiante.
O Jornal Económico lançou o repto a 12 individualidades: o que mudou de mais relevante nestas cinco décadas de democracia? A radiografia que fazem ao país enaltece muitas conquistas, mas não deixa de apontar falhas, melhorias e vontade de construir um Portugal melhor.
A transição democrática portuguesa cravou o derradeiro ‘prego’ na era dos impérios, dando início à “terceira vaga de democratização”, como lhe chamou Samuel Huntington. Portugal partiu de uma sociedade essencialmente rural, atrasada e profundamente desigual, e saltou várias etapas de desenvolvimento. 50 anos volvidos sobre o 25 de Abril, a pergunta continua a fazer sentido: o que mudou?
EntrevistaOlivier Woeffray,
Especialista em Foresight, Strategy and Insights e antigo consultor do Fórum Económico Mundial, o suíço tem ajudado várias entidades a preparar-se para o futuro. Na última sessão do InnovClub, colocou os convidados numa máquina do tempo e levou-os até 2040 e ao difícil exercício de perceber como vai ser o mundo daqui a 16 anos.
O futebol fintou-lhe o sonho, mas Miguel Soares continua a ver neste desporto a sua fonte de inspiração e resiliência. Quem disser o contrário, é porque não conhece a BYMS
“Os Filhos da Madrugada”, da jornalista Anabela Mota Ribeiro, começou por ser um programa de televisão. Do pequeno ecrã passou a livro, estando já publicados dois volumes, que dão conta das conversas tidas com os entrevistados, oferecendo ao leitor um retrato concreto, particular e quotidiano do Portugal que hoje somos.
A 22.ª edição do Enóphilo Wine Fest vai contar com um total de 50 produtores nacionais e a participação especial de vinhos de talha. Mas não só. Este ano, os holofotes apontam, também, para as provas comentadas exclusivas, onde um dos protagonistas será o Czar 2014, da ilha do Pico, nos Açores.
Todas as iniciativas são gratuitas exceto os espetáculos de Bate Fado e Bruno Pernadas (€5); os bilhetes podem ser comprados no Theatro Circo, locais habituais e online.