Capa
Nº 345 | 29 Setembro 2023
![Edição nº 345](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/29set__EtCetera.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
5 Sentidos
![Haim Katz: o ponta de lança de Israel na Arábia Saudita](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/haim-katz.png)
Netanyahu lá foi fazer o seu ‘número’ à ONU: usou um mapa onde a Palestina não tinha lugar em lado nenhum para explicar a nova fisionomia regional do Médio Oriente
![“Há demasiada música boa para estarmos presos a um só género”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ha-demasiada-musica-boa.png)
“Timbre” traz um Salvador diferente, longe daquele que se apresentou na Eurovisão e do jazz.
Cantor, autor e pai, o mítico vencedor da Eurovisão quis descontruir a sua mente e, inspirado pela ideia de Aida, quis criar um disco leve e dançante, em jeito de gratidão e celebração à vida.
Ao Jornal Económico, Salvador confessa que odeia a repetição mas que a rotina com a filha lhe traz paz.
Para os concertos, o cantor vai virar o disco ao contrário e descontruí-lo ao jeito da improvisação jazzística.
![Um holandês e uma portuguesa encontram-se na “Luz de Lisboa”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/um-holandes-uma-portuguesa.png)
Entrevista
Harrie Lemmens e Ana Carvalho
A luz de Lisboa, como se sabe, é única. Poetas, cineastas, fotógrafos, escritores inspiram-se nela para criar. “Luz de Lisboa”, agora editado em Portugal pela Contraponto, oferece ao leitor dois olhares sobre a cidade e a literatura portuguesa em oito capítulos. Conversa com Harrie Lemmens e Ana Carvalho.
![Um sol no ocaso](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/um-sol-no-acaso.png)
No seu novo filme, O Sol do Futuro, Nanni Moretti interpreta um consagrado cineasta italiano chamado Giovanni, que está a fazer um filme passado em 1956, sobre o impacto da invasão da Hungria pela URSS numa secção de Roma do Partido Comunista Italiano, tutelada por Ennio (Silvio Orlando), director do L’Unità, o jornal do partido, e também sobre o casamento deste, já que Paola (Barbora Bobulova), a sua mulher, e ao contrário dele, está contra a invasão e não vai ficar quieta. Ao mesmo tempo, Giovanni está também a pensar adaptar ao cinema o conto O Nadador, de John Cheever, e a meditar sobre um filme que nunca chegou a fazer, sobre um jovem casal na Itália dos anos 70 e 80, tendo como banda sonora as melhores e mais populares canções italianas dessas décadas.
![Numa sala escondida dentro do JNcQUOI Ásia nasceu o Frou Frou, “um bom restaurante chinês”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/numa-sala-escondida.png)
À entrada, ficamos a saber mais tarde, é Miss Frou Frou quem nos recebe e encaminha para a mais recente aposta do grupo Amorim Luxury: um restaurante escondido dentro de um restaurante, uma espécie de speakeasy que não quer ser um segredo, mas antes um ponto de encontro para quem gosta de comer bem e de fazer a festa à mesa. O Frou Frou não é um clube secreto, mas é neles que se inspira, sem que nada tenha sido deixado ao acaso, como é, aliás, apanágio do JNcQUOI. Da decoração ao menu, todos os detalhes contam.
![The Legendary Tigerman: “Não queria ficar preso ao passado”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/the-legendary-tigerman.png)
Paulo Furtado já viveu muito. Conhecemo-lo nos anos 90, de guitarra em punho, ladeado por Victor Torpedo, Kaló, André Ribeiro e Toni Fortuna, os Tédio Boys, gangue coimbrão reconhecido pelos concertos orgiásticos e pelo rock and roll afogueado que propagavam. Mas nenhum fogo arde para sempre e, ao fim de uma década, separaram-se. Furtado, por exemplo, reinventou-se como o frontman e evangelista rock dos WrayGunn, ao mesmo tempo que vestiu a pele de The Legendary Tigerman, bluesman e banda de um homem só. Desde então, viveu muitas vidas e bebeu de ainda mais músicas e fontes. Zeitgeist, o disco que agora edita, é outra guinada estética; mas não vai apanhar desprevenido quem tiver prestado atenção ao trabalho desenvolvido pelo músico português nos últimos anos.