Skip to main content
Capa
Nº 335 | 21 Julho 2023
Edição nº 335
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Kais Saied: o magrebino  que vai resolver tudo
Kais Saied: o magrebino que vai resolver tudo
Resumindo: Kais Saied foi eleito presidente da Tunísia em setembro de 2019, depois demitiu o primeiro-ministro, referendou uma nova Constituição votada favoravelmente por 95% dos votos (mas a abstenção ganhou com mais de 70%), mandou pastar os parlamentares, realizou novas eleições a que só acorreram pouco mais de 11% dos eleitores e tratou de se pôr a governar o país.
Ulf Kristersson, o 32º passageiro.
Ulf Kristersson, o 32º passageiro.
Entre o cheiro a papel queimado de mais um exemplar do Alcorão transformado em cinzas numa rua de Estocolmo e as dúvidas que regressam ao seio de um povo que vive acantonado entre três países sem ter um território identificado por fronteiras escritas nos mapas (apesar das costumeiras promessas dos europeus, velhas de um século), Ulf Kristersson transformou-se no 32º passageiro na NATO, que um dos seus novos companheiros, o presidente turco Recep Erdogan tratou como um alien (que na saga era apenas o 8º passageiro) até aqui ‘àtrasado’, questão de dias. A saga – pois que claramente se trata de uma saga – da entrada da Suécia na NATO já está inscrita nos anais da história da aliança atlântica, sendo certo que não será com certeza das mais edificantes. Se algum dia vier a saber-se quais foram as contrapartidas que a Turquia conseguiu resgatar a seu favor (o que é improvável), entre murros na mesa, chantagens, lágrimas e mortificações, teremos então o quadro geral de uma história que basicamente ninguém entende. Os curdos? Fethullah Gülen? A União Europeia? Aparentemente são tudo cortinas de fumo com um intuito qualquer, que escapa à compreensão até dos mais capazes. No meio desta refrega entre Suécia e Turquia, vale a pena estar atento aos Balcãs – não vá acontecer por lá qualquer coisa de menos respeitável.
Tema
Cetamina: uma nova abordagem em saúde mental
Cetamina: uma nova abordagem em saúde mental
O ISPA – Instituto Universitário, uma referência na Psicologia em Portugal, recebeu no passado dia 12 de julho a palestra “Terapia Assistida por Ketamina, uma mudança de paradigma na saúde mental” de Celia Morgan, professora de Psicofarmacologia na Universidade de Exeter, Reino Unido, desde 2015.
Moda em segunda mão,  no reutilizar é que está o ganho
Moda em segunda mão, no reutilizar é que está o ganho
A necessidade de combater o desperdício têxtil é uma questão cada vez mais relevante. Para fazer face ao impacto ambiental, a União Europeia (UE) pretende reduzir os resíduos têxteis, aumentar o seu ciclo de vida e promover a sua reciclagem. Estes objetivos fazem parte do plano para alcançar uma economia circular até 2050.
5 Sentidos
Saborear o Algarve entre as salinas de Castro Marim e o azul do céu
Saborear o Algarve entre as salinas de Castro Marim e o azul do céu
Acima de tudo, salta à vista a luminosidade. Luz por toda a parte. Claridade por toda a parte. Sol por toda a parte. O branco das salinas de Castro Marim reflete a luz e ilumina o caminho que nos conduz ao antigo armazém, agora convertido em espaço de convívio, de confraternização, em torno de uma mesa de madeira longilínea.
Aceite o convite e “Suba”!
Aceite o convite e “Suba”!
Suba” é um convite para viajar por sabores de matriz portuguesa, feitos de encontros com sabores de outras latitudes. “Suba” é um convite para subir a bordo de um navio atracado com vista para o Tejo. O olhar perde-se no horizonte, a conversa flui e pousa na primeira proposta do chef Flávio Alves, o capitão deste ‘navio’ atracado no Verride Palácio Santa Catarina, um edifício histórico do século XVIII, inteiramente renovado para gáudio de quem o visita ou aí recolhe para, depois, partir à descoberta de Lisboa.
Regresso ao futuro, ou a sedução do movimento e da ilusão ótica
Regresso ao futuro, ou a sedução do movimento e da ilusão ótica
A exposição “The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art” propõe um encontro com os artistas que revolucionaram as artes plásticas entre 1950 e 1960, no Atkinson Museum, a novidade do WOW, o quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia.
Costa a costa com sotaque português
Costa a costa com sotaque português
África. Serpa Pinto desentende-se dos seus companheiros de viagem e prossegue sozinho a travessia de costa a costa. Uma sugestão de leitura da livraria Palavra de Viajante.
Souldough Pizza:  um segredo bem guardado
Souldough Pizza: um segredo bem guardado
Entre a movida dos muitos restaurantes do centro da vila de Cascais, eis que encontramos uma casa –, ou uma guesthouse ligada ao surf, neste caso –, que nada tem a ver com a vizinhança, mas que se enquadra na perfeição. Ao contrário dos que o rodeiam, que exibem as suas grandes esplanadas na Rua Amarela, o Legasea, aberto em 2019, na rua Nova da Alfarrobeira, escolhe guardar os seus segredos. E que segredos. Só depois de subir umas escadas e entrar na moradia é que nos apercebemos da sua dimensão. Além dos quartos, tem pátios, salas, uma loja, e até um terraço. Mas a grande novidade é mesmo a pizzaria.
“Na vida real, é raro termos paz e amor.  Ou tens uma ou outra”
“Na vida real, é raro termos paz e amor. Ou tens uma ou outra”
Há frases, perguntas e confissões que desbloqueiam conversas; que fazem uma entrevista, que até aí ameaçava nunca passar de um pró-forma, florir e fluir com charme e honestidade. Acontece frequentemente. Aconteceu há umas semanas, quando ligámos a Eirik Glambek Bøe, metade dos Kings of Convenience – que 19 de julho dão o pontapé de saída para a segunda volta do Cooljazz Cascais deste ano, depois de um concerto isolado, a 8 de julho, e de uma semana e meia sem atividade festivaleira no Hipódromo Manuel Possolo.
Ensaio
A sustentabilidade como fator de competitividade para as PME
A sustentabilidade como fator de competitividade para as PME
Os desafios associados à gestão dos riscos climáticos e de sustentabilidade não incidem apenas sobre as grandes empresas. Na realidade as Pequenas e Médias Empresas (PME) também serão pressionadas de forma crescente dentro 18 meses pelo mercado.
Pessoas
“A FIARTIL promove a cultura e a tradição do artesanato”
“A FIARTIL promove a cultura e a tradição do artesanato”
A 58ª edição da Feira de Artesanato do Estoril (FIARTI), prolonga-se até 26 agosto no local habitual, no Estoril, junto ao Casino. A Feira reúne mais de 300 artesãos vindos de todo o país para mostrar o seu trabalho, além de incluir um programa diário de animação musical e gastronomia para todos os gostos.