Skip to main content
Capa
Nº 298 | 04 Novembro 2022
Edição nº 298
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Entrevista
“A confiança é fundamental para navegar na mudança”
“A confiança é fundamental para navegar na mudança”
April Rinne, uma das 50 Grandes Futuristas a acompanhar de perto, segundo a “Forbes”, esteve pela primeira vez em Portugal em 1993. Regressou este ano e diz ter confirmado a perceção que já tinha. “Portugal mudou muito e, nos últimos anos, adotou um conjunto de políticas progressivas, até mais do que muitos outros países”. Ao elogio seguiu-se a visão de quem analisa o tempo longo. “O sucesso de políticas progressistas não se mede no curto prazo, mas sim no longo prazo”. Entrevista a uma cidadã do mundo que vibra com a possibilidade de contribuir para a construção de um futuro onde cabe a esperança.
5 Sentidos
Manual de instruções sobre um desconhecido
Manual de instruções sobre um desconhecido
A quele que arrisca ser o mais presente de todos os presidentes da China moderna – desde que em 1912 desapareceu o império que até então existia – Xi Jinping, é principalmente um ilustre desconhecido para a grande maioria dos ocidentais.
À volta do mundo
À volta do mundo
Reconhecido como um cientista e um técnico de excelência, Abraham-Louis Breguet associou o seu destino ao da Marinha francesa em 1814, quando se tornou membro do Bureau des Longitudes por decreto real, juntamente com académicos como Delambre, Biot e Laplace.
Uma obra de arte
Uma obra de arte
O estonteante aranque a partir do zero e a sonoridade incrível fazem deste M4 Competition um animal raro. São 510 cv de potência com velocidades máximas limitadas eletronicamente e que só se conseguem experimentar em pista.
Seis meses de luz, seis meses de escuridão
Seis meses de luz, seis meses de escuridão
"A  cozinha foi montada junto às rochas próximas da minha tenda, num buraco que tínhamos cavado nos detritos da colónia dos pinguins. As caixas de provisões proporcionavam algum abrigo do vento, e uma vela aberta impedia que alguma da neve caísse sobre o cozinheiro enquanto trabalhava. Ele tinha muito pouco tempo livre. A quantidade de bifes e gordura de foca e de elefante-marinho consumida pelo nosso esfomeado grupo era quase inacreditável.”
Ensaio
Combater a pobreza num mundo  mais dividido
Combater a pobreza num mundo mais dividido
O empobrecimento não tem sido um exclusivo dos países de maiores dificuldades de afirmação no campo económico internacional. Os relatórios recentes produzidos pela OCDE mostram que a desigualdade de rendimentos aumentou na maioria dos países desenvolvidos nos últimos 30 anos.
Atualidade
Netanyahu: o regresso do rei Bibi, eternamente amado pelo seu povo
Netanyahu: o regresso do rei Bibi, eternamente amado pelo seu povo
A grande incógnita reside na reação da Turquia ao regresso de Netanyahu - que por pouco não conseguia entrar em guerra aberta com o regime liderado por Recep Erdogan
Última
Marlene, velocidade de cruzeiro
Marlene, velocidade de cruzeiro
Depois do Zunzum Gastrobar - que aqui já foi referenciado em devido tempo - a chef Marlene Vieira voltou a apostar na zona ribeirinha de Lisboa para abrir um novo restaurante onde exprime a sua identidade e essência.
5 castas, 8 vinhas, personalidade infinita
5 castas, 8 vinhas, personalidade infinita
A Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas quintas do Douro, com cerca de 400 hectares, dos quais cerca de 200 de vinha.