Skip to main content
Capa
Nº 145 | 08 Novembro 2019
Edição nº 145
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
IWC Pilot Timezoner - Em louvor de Saint-Exupéry
IWC Pilot Timezoner - Em louvor de Saint-Exupéry
Trata-se por isso de um relógio elegante que, para mais, nos traz um pedaço da história que é importante não esquecer.
Carta do Fim do Mundo - O Paraíso e a mesquinha condição humana
Carta do Fim do Mundo - O Paraíso e a mesquinha condição humana
No início do prólogo deste livro, o escritor chileno Luis Sepúlveda recorda a única vez em que viu Jorge Luis Borges “durante alguns minutos, fechado acidentalmente num curioso elevador alemão chamado Pater Noster, que nunca pára de viajar, subindo e descendo, sem descansar, como a tira de Moebius desenhada por Escher”.
Jeep - Chegou a onda da sustentabilidade com o Compass  e o Renegade PHEV
Jeep - Chegou a onda da sustentabilidade com o Compass e o Renegade PHEV
Os dados obtidos na fábrica em Melfi permitem antecipar uma autonomia em modo totalmente elétrico durante 50 quilómetros, desde que a velocidade máxima não ultrapasse os 130 km/h. Os novos veículos deverão chegar a Portugal na segunda metade de 2020 e ainda não há preços definidos.
Ensaio
O discurso identitário emancipatório
O discurso identitário emancipatório
Na esfera pública, o inimigo do discurso identitário emancipatório, do discurso que procura reconhecimento e igual dignidade, é cada vez mais outro discurso identitário, de sinal contrário, assente no desprezo pela diferença entre a imagem e aquilo de que a imagem é imagem. Ou seja, o populismo reinante que uma sociedade hiper-mediatizada promove.
Atualidade
Steve Easterbrook - Relação amorosa pôs fim a décadas de dedicação aos hambúrgueres
Steve Easterbrook - Relação amorosa pôs fim a décadas de dedicação aos hambúrgueres
As regras criadas para evitar casos de assédio sexual puseram fim à carreira fulgurante de um gestor britânico que era adolescente quando descobriu o prazer de comer batatas fritas e batidos num restaurante McDonald’s e acabou por subir a presidente e CEO da empresa.
Economia - “Overdose” de horas  de trabalho tem efeito  nocivo para Portugal
Economia - “Overdose” de horas de trabalho tem efeito nocivo para Portugal
Horários de trabalho prolongados não fazem apenas mal à saúde. São também prejudiciais para a economia, pois inibem a inovação e a melhoria da gestão nas empresas. O economista José Tavares, da Universidade Nova, põe o dedo na ferida: “Estamos viciados em horas extraordinárias. Se as horas extraordinárias fossem uma droga leve, Portugal estaria em ‘overdose’ há décadas.”
Alina Donets - “Mudanças climáticas estão a afetar  os recursos hídricos”
Alina Donets - “Mudanças climáticas estão a afetar os recursos hídricos”
A gestora do Global Water Fund da seguradora Allianz reconhece que existem indícios de que os padrões climáticos estão a mudar, o que tem consequências nos recursos hídricos disponíveis. Ainda sem investimentos em empresas portuguesas, Alina Donets recomenda alterar hábitos de consumo e a via da dessanilização.