Tabuleiro, dados, 52 cartas com perguntas, acessórios em madeira... Na aparência, trata-se de um jogo de tabuleiro puro, como existem outros. Na realidade, está pensado e desenhado para ser mais do que isso.
Finanças para o Futuro, assim se chama, cumpre o propósito de ser uma ferramenta de ensino de conceitos essenciais de gestão financeira. Uma forma lúdica para tornar “mais suave e divertida” a aprendizagem de temas sérios, porventura, maçadores, para alguns, como poupança e finanças pessoais.
Pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino nas escolas ou em casa, com os irmaõs, os pais ou avôs. Ojogador vai sendo desafiado a gastar com sensatez, a realizar investimentos inteligentes para fazer o dinheiro crescer, contrair créditos de forma responsável e distinguir desejos de necessidades.
O jogo foi desenvolvido pelo centro de conhecimento Nova SBE Finance Knowledge em parceria com a empresa de brinquedos Science4you e chega ao mercado em vésperas de Natal. Em português, destina-se aos falantes da nossa língua, não integrando o portefólio de produtos para exportação da empresa. Está disponível na loja online da Science4you e nos retalhistas que distribuem os seus produtos.
Filipe Ramos, CEO da Science4you, assinala ao JE uma boa receção do mercado, que se traduz em encomendas, sobretudo das autarquias que apostam na distribuição do jogo nas escolas da sua esfera de atuação, na expectativa de que contribua para melhorar os níveis de literacia financeira.
Miguel Ferreira, diretor académico do projeto Finanças para Todos, da Nova Sbe, diz ao JE que está em avaliação de que forma o jogo poderá integrar novas ações. “O nosso objetivo é que Finanças para o Futuro possa vir a ser utilizado como recurso didático”.
O propósito de que seja adotado como ferramenta pedagógica esteve, aliás, na base da sua criação. Por essa razão, explica Miguel Ferreira, “está totalmente alinhado com os conteúdos de literacia financeira previstos no novo modelo” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Parceria com Nova SBE cria jogo de tabuleiro em finanças
/
Science4you e Nova Sbe desenvolveram um jogo lúdico que pode ser usado como ferramenta de ensino e em casa. Autarquias estão a aderir ao projeto e a comprar para distribuir nas escolas.