Aestratégia está a dar frutos. Filipe Ramos, CEO da Science4you, revela ao Jornal Económico (JE) que as vendas online vão superar pela primeira vez o offline. “Estamos com um modelo de negócio muito focado no online, nos marketplaces, em linha com os novos hábitos das pessoas”, justifica.
Com a âncora do negócio no online e a bússola direcionada aos Estados Unidos, a empresa portuguesa de desenvolvimento e comercialização de brinquedos educativos estima crescer o negócio uns 25% este ano.
“O maior crescimento é no online, mais de 30%”, adianta Filipe Ramos. Números redondos significa passar de oito milhões de faturação em 2024 para 10 milhões este ano. Essas são as estimativas. A maior fatia do bolo - 5,5 milhões de euros - serão negócio online.
A Science4you aposta forte no mercado do brinquedo norte-americano, que é quase três vezes maior do que o europeu. “Tem um potencial enorme”, afirma o CEO. Conta ao JE que o passo dado foi duro com muitos desafios pelo meio. “Houve desafios de compliance, tivemos de arranjar um parceiro, ter um escritório e também um armazém para a nossa mercadoria de forma a servir a Amazon nos prazos que requisitam”.
AAmazon é o veículo privilegiado de distribuição. Filipe Ramos orgulha-se de ser a Science4you a empresa portuguesa que mais vende na Amazon e de “trabalhar para todas as Amazon na Europa (Espanha, França, UK, Alemanha) e com bons volumes”.
Já este ano, e sempre com os Estados Unidos na mira deu mais um passo na “diversificação” dos canais. “Abrimos outro marketplace, o Walmart, o segundo maior dos EUA, a seguir à Amazon, e que está em fase de explosão”, adianta.
Fundada por Miguel Pina Martins, em 2008, a Science4you chegou a faturar 20 milhões entre 2017 e 2018. Em 2019 antes da pandemia tentou entrar em bolsa, mas sem êxito. Nos últimos anos, as vendas cairam, chegando aos cinco milhões em 2020 e acumulando dívidas. Em 2022 foi resgatada da falência técnica pela capital de risco Atena Equity Partners, que passados três anos a vendeu à equipa de gestão e à Femacosa, empresa detida pelo antigo selecionador nacional Fernando Santos e família. Luís Santos, empresário, sócio da Alpac Capital, que 2022, comprou a maioria da Euronews, é hoje um dos rostos da Science4you.
EUA fazem Science4you crescer mais de 30% nas vendas online
/
Mercado norte-americano é o motor para o crescimento da faturação, que vai chegar aos 10 milhões de euros este ano.