Skip to main content

Horizon investe cerca de 25 milhões na compra da portuguesa Energie

A Horizon Equity Partners concretizou a compra da Energie - Energia Solar termodinâmica. O valor do negócio estará entre os 20 e os 25 milhões de euros.

O fundo Horizon Growth Fund I, gerido pela Horizon Equity Partners, fechou a aquisição de 100% da Energie Est, uma empresa portuguesa líder especializada em soluções de aquecimento sustentáveis. O valor do negócio não foi revelado, mas o Jornal Económico (JE)sabe que estará entre os 20 e 25 milhões de euros.
O JE sabe também que administração executiva da Engie será composta por quadros que faziam parte da empresa.
Este é o quarto investimento do Horizon Growth Fund I, liderado por Sérgio Monteiro e Nuno Alves (líderes da Horizon Equity Partners, uma sociedade de gestão de fundos de investimento portuguesa fundada em 2017, especializada no setor das infraestruturas).
Antes, o fundo comprou a Quantal (empresa portuguesa de metalomecânica de precisão (terceiro investimento); a Luís Brito Têxteis (LBT), empresa têxtil portuguesa especializada em vestuário de malha (este foi o segundo investimento); e a Dilectus – Residências Assistidas, empresa que opera no setor da saúde/residências assistidas (este foi o primeiro investimento).
O Horizon Growth Fund I é um fundo de private equity gerido pela Horizon Equity Partners, com 82 milhões de euros de capital subscrito, dedicado a investir no segmento de aquisições e crescimento de empresas de média dimensão em Portugal.
Nesta operação a Horizon Equity Partners foi assessorada pela KPMG (Assuntos Financeiros e Fiscais) e pela VdA (Assuntos Jurídicos).
Fundada em 1981, a Energie Est, empresa de capital 100% português, é detentora exclusiva da patente e fabricante de sistemas solares termodinâmicos. Desde então, consolidou-se a nível nacional e internacional como uma referência no fabrico de energia solar.
Está presente em mais de 30 países e fornece tecnologias de alta eficiência que impulsionam a descarbonização dos sistemas de aquecimento em toda a Europa, através das suas quatro principais linhas de negócio.
As principais linhas de negócio são bombas de calor aerotérmicas sob a marca Aquapura; sistemas solares termodinâmicos sob as marcas Eco e Solar Block; bombas de calor geotérmicas; e acumuladores térmicos.
Em 2024, a Energie registou um volume de negócios de 14,2 milhões de euros e um EBITDA ajustado de 3,6 milhões de euros, empregando 59 pessoas nas suas instalações industriais de 6.000 m² em Laundos, Póvoa de Varzim.
O investimento do fundo da Horizon irá apoiar “o contínuo crescimento e expansão da Energie na Península Ibérica e noutros mercados europeus importantes, reforçando o seu foco na investigação, desenvolvimento e inovação de produtos para satisfazer a crescente procura de tecnologias de energia limpa”, referem fontes familiarizadas com o assunto.
A Engie Portugal é conhecida por combinar engenharia com “profundo compromisso com a inovação e a sustentabilidade”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico