Skip to main content
Capa
Nº 322 | 14 Abril 2023
Edição nº 322
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tsai Ing-Wen: a mulher com a profissão mais difícil do mundo
Tsai Ing-Wen: a mulher com a profissão mais difícil do mundo
Não é fácil determinar-se qual será o pior emprego do mundo. Um antigo secretário-geral das Nações Unidas costumava dizer que era o seu, mas o emprego de Tsai Ing-wen pouco lhe há-de ficar atrás: a presidente de Taiwan tem como função manter emersa à tona da agua uma ilha que geograficamente tem muito do que é preciso para ser um paraíso.
Pessoas
“A maior voz diplomática do Brasil é a Cultura”
“A maior voz diplomática do Brasil é a Cultura”
Não há diferença horária que faça esmorecer o sorriso franco de Thiago Soares, nem o entusiasmo e empatia do menino carioca que “virou” bailarino principal do Royal Ballet de Londres, durante cerca de duas décadas. O atual diretor do Ballet de Monterrey, no México, não desiste de aprender como coreógrafo e “ser humano”, e começou o dia – tarde em Lisboa – numa conversa amena, em antecipação à sua ‘tournée’ mundial, que se inicia em Lisboa, a 20 de abril.
5 Sentidos
Salazar, o “tiraninho” que “bebe a liberdade”
Salazar, o “tiraninho” que “bebe a liberdade”
Fernando Pessoa começou por ver em Salazar uma figura carismática quando este chegou ao poder em 1928, mas o deslumbre inicial depressa deu lugar a uma profunda irritação, passando a considerá-lo um inimigo da liberdade.
Os norte-americanos pela lupa de Ilse Losa
Os norte-americanos pela lupa de Ilse Losa
Conheci Dixie. Como uma ventania, precipitou-se para dentro da sala, falando depressa, gesticulando, tão depressa a rir como a lamentar-se. (...) Tem marido e três filhos, trata sozinha de todos os trabalhos de casa, pilota um avião, escreve ‘short-stories’ e, como boa católica, nunca falta à missa. Onde arranjará tempo para isso tudo?”
Viajar até ao Japão sem sair  de Lisboa. É possível, em Santos
Viajar até ao Japão sem sair de Lisboa. É possível, em Santos
Com uma cozinha tradicional, de origem, e alguns toques de extravagância, o novo menu do MATTË é o pretexto perfeito para uma viagem memorável ao Japão.
Ensaio
China: parceira, competidora  ou segunda potência global?
China: parceira, competidora ou segunda potência global?
A Europa tem de encontrar uma forma de descodificar e conhecer melhor a China, tão bem como os dirigentes chineses já conhecem a Europa. Precisa de encontrar um caminho que defenda os seus interesses e que se torne proativo em relação a este parceiro económico.