Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 318 | 17 Março 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Por uma razão que ainda ninguém percebeu bem, Nicola Sturgeon deixou de ser primeira-ministra da Escócia e líder do Partido Nacional Escocês (SNP) – depois de ter conduzido a formação a mais uma vitória eleitoral, apesar de menos expressiva que aquilo que queria, e de ter sido uma das vozes mais audíveis contra a inacreditável sucessão de primeiros-ministros conservadores na capital do império, Londres.
O Festival de Animação de Lisboa continua a reinventar-se e apresenta mais de 400 filmes, entre curtas e longas-metragens. Os criadores portugueses estão em força nesta 22ª edição, que abre uma nova janela para o cinema da CPLP.
A Diretora e a Head of Talents Department da L’ Agence, que celebra agora 35 anos, contam como é gerir talentos e revelam as recentes mudanças na organização da agência, que visam reforçar os seus serviços face à evolução do mercado de agenciamento. “O conceito não mudou desde que a agência abriu, valores morais, ética, profissionalismo, transparência e sustentabilidade sempre estiveram presentes na missão da L’Agence e continuam a ser os valores pelos quais nos regemos”, diz Elsa Gervásio.
Não há como escapar-lhe. E ainda bem. Ter o Douro, qual espelho de água, como horizonte é inspirador e relaxante. O olhar desliza à esquerda, à direita e defronte, e deixa-se enternecer pelo horizonte líquido. Na varanda sobre o rio, avistam-se duas pontes, como que a fechar um abraço sobre o edifício.
Em 2017, foi lançada uma nova série Presage daSeiko, inspirada pelo exclusivo e sedutor mundo dos cocktails. A coleção tem como base os cocktails criados por Hisashi Kishi, o bartender principal do mais famoso bar de Ginza, em Tóquio: o Star Bar. Agora, dois novos modelos juntam-se à coleção Presage Cocktail Time For Women da Seiko. Os oito diamantes no mostrador e a caixa de estilo vintage, fazem destes relógios dos mais elegantes da coleção da Seiko.
A quarta geração do icónico MX-5 de Mazda está tão jovem como no longínquo ano de 1989 em que foi lançado o primeiro modelo. Com um design que pouco evoluíu porque os consumidores desejam manter este modelo, variando as cores e a capota, de lona ou rígida, o MX-5 tem, no entanto, uma clara melhoria no ADN. Ainda assim soube sempre manter o que tem de melhor na passagem entre gerações, nomeadamente a conexão Jinba Ittai, onde o condutor é o centro nevrálgico do automóvel.
Gil Fernandes, natural de Ribamar, é o mais jovem chef português num restaurante com estrela ‘Michelin’. Tem 33 anos. Aos 28 assumiu a liderança da cozinha da Fortaleza do Guincho, restaurante distinguido com uma estrela ‘Michelin’ desde 2001, sucedendo a Miguel Rocha Vieira.
Olivro “As Perguntas que Somos” é uma coletânea de 34 entrevistas que propõe uma cartografia para a humanidade, com autoria de Paula Perfeito, a fundadora e curadora do blogue de comunicação cultural Entre | Vistas.
Estamos, neste momento, no ponto onde duas estradas divergem. Mas, ao contrário das estradas do famoso poema de Robert Frost, estas não são igualmente justas. A que vimos percorrendo há muito é enganadoramente fácil, uma imensa auto‑estrada lisa, onde avançamos a grande velocidade, mas em cujo final está o desastre. O outro braço da bifurcação da estrada – a ‘menos percorrida’ – oferece-nos a última, a única hipótese de chegarmos a um destino que garanta a preservação da nossa Terra.”
A solidão mede-se pelos estalos dos móveis à noite quando a poltrona em que me sento de súbito desconfortável, enorme, e os objectos aumentam nos naperons, inclinados para mim a escutarem, a quem terá pertencido a santinha de talha a que falta um dos dedos, que garganta tosse dentro da minha a chamar, que segredos são estes de que não entendo as palavras, o que desejam ao certo vindos de uma gaveta empenada, cheia de laços de cabelo desbotados e fotografias antigas (...)» O excerto pertence ao último livro de António Lobo Antunes, “O Tamanho do Mundo”, um romance em que várias solidões se cruzam, se entrelaçam, mas jamais se conseguem colmatar ou compensar umas às outras.