Skip to main content
Capa
Nº 312 | 10 Fevereiro 2023
Edição nº 312
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
O Rescaldo está aí para as curvas
O Rescaldo está aí para as curvas
“Rescaldo” é uma palavra que rola na boca quando a pronunciamos. Tem vários significados e acrescentamos um novo, que não vem no dicionário: festival que ambiciona “sentir o pulso criativo do país, em tudo o que tem de mais inclassificável e desafiante”. Lisboa rescalda de 15 a 19 de fevereiro.
“A riqueza  está na diversidade, seja ela qual for, de género,  idade ou cultural”
“A riqueza está na diversidade, seja ela qual for, de género, idade ou cultural”
É a Diretora-Geral da Adega Mayor e Administradora do Grupo Nabeiro, responsável pelas áreas de sustentabilidade e recursos humanos. Em 2022, a Adega Mayor conseguiu ultrapassar em mais de meio milhão de euros a meta de 6 milhões de euros de faturação a que se tinha proposto. “2022 foi o nosso melhor ano de sempre. Estamos no bom caminho, continuamos na reta crescente e consistente dos últimos anos”, revela Rita Nabeiro.
Encontro inesperado e poético  entre dois artistas visuais
Encontro inesperado e poético entre dois artistas visuais
A galeria Analora, da francesa Anne-Laure Pilet, inaugura esta semana uma nova exposição que coloca em diálogo as fotografias bordadas de Marie de la Ville Baugé e a cerâmica de Thomas Mendonça. Une-os uma linguagem poética inspirada na Natureza e nas alterações climáticas.
Uma nova abordagem
Uma nova abordagem
Desde recordes de mergulho em alto mar a aterragens lunares, o legado da Omega está repleto de feitos em grande escala. O primeiro dos grandes feitos deste ano é, de facto, bastante pequeno. O mais recente Speedmaster da Omega foi meticulosamente afinado para uma maior precisão graças ao sistema Spirate™, que inclui uma nova e revolucionária espiral com patente pendente que permite ajustes ultrafinos da marcha.
Celebrar o amor com um presente que fique na memória
Celebrar o amor com um presente que fique na memória
Deixamos algumas sugestões para impressionar a pessoa mais-que-tudo, aquela que já tem tudo, até o seu amor. A tarefa parece hercúlea, mas por vezes o melhor é não complicar e escolher um restaurante para um momento romântico, uma joia para algo mais sério. Ou ainda um néctar dos deuses para celebrar com estilo.
Como será pensar como uma montanha?
Como será pensar como uma montanha?
O bando emerge das nuvens baixas, um esfarrapado estandarte de aves, mergulhando e erguendo-se, juntando-se e afastando-se, mas avançando, com o vento a batalhar amorosamente a cada bater de asas.
Sonoridade na assinatura do Abarth 100 % elétrico
Sonoridade na assinatura do Abarth 100 % elétrico
Num tempo em que a evolução tecnológica é de tal forma rápida e que as obrigações ambientais e de redução da pégada ecológica obrigam à supressão de emissões e de ruídos, a sonoridade de um motor dos bons velhos tempos é uma recordação que ficou na imaginação dos “baby boomers”, ou seja, dos nascidos nos anos 60 e anteriores.
Os muitos mundos de uma amizade
Os muitos mundos de uma amizade
É belo e enaltecedor que nos convoque uma editora, um coletivo humano que faz livros, porque a palavra escrita é a grande depositária dos sonhos”, escreveu e disse o próprio em 16 de abril de 2002, na Biblioteca Nacional de Santiago do Chile.
Ensaio
Ennio Morricone, o génio que começou por ter vergonha de ser músico de salão
Ennio Morricone, o génio que começou por ter vergonha de ser músico de salão
“Ennio, o Maestro”, título do documentário que estreou nas salas portuguesas a 2 de fevereiro, traz a assinatura de Giuseppe Tornatore, numa homenagem ao compositor cujo nome está para sempre associado a centenas de bandas sonoras de filmes e séries.
Paralelos cipriotas
Paralelos cipriotas
Para a República do Chipre continua a estar em cima da mesa a reposição da sua integridade territorial, do lado do Chipre do Norte estará sempre em causa o reconhecimento e igualdade de ambas as etnias na gestão da coisa pública.