Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 196 | 06 Novembro 2020
![Edição nº 196](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/06nov__EtCetera.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
![Desconfinamento: Integrar o caos instalado no mundo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/art-gallery.png)
Há males que vêm por bem, já diziam os antigos, com o acerto de experiência feito.
![Hyundai i30 N: Viciante, mesmo parado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/hyundai-i30-n.png)
Como digerir 275 cavalos de pura potência no eixo da frente? O i30 N da Hyundai responde à questão.
![Sean Connery: Um escocês que era Bond, James Bond](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/sean-connery.png)
Estava longe da vista há muitos anos, mas perto do coração dos cinéfilos que receberam no sábado a notícia de que Sean Connery morreu, aos 90 anos, rodeado pelos mais próximos na sua casa em Nassau, nas ilhas Baamas.
![Depois da estrada: Um país menos óbvio e com subtilezas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/depois-da-estrada.png)
De forma imprevista, a situação gerada pela Covid-19 tem sido benéfica para a relação dos portugueses com Portugal, pois tem potenciado que se “vá para fora cá dentro”, lema de uma antiga campanha do Turismo de Portugal
![Transforma-se. Transforma se...](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Ensaio__06nov.png)
Nem o país nem a transição energética teriam alguma coisa a ganhar com a nacionalização das empresas de energia. A solução, para descarbonizar, não é nacionalizar, mas comunitarizar, facilitar de facto a criação de comunidades de energia.
![Martha Rocha: A luso-brasileira que desafia estigmas no Rio de Janeiro](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/martha-tomaz-silva.png)
O apelido remete para algo firme e inabalável. Assim parece ser a filha de portugueses que pretende liderar
a “cidade maravilhosa”. Se vencer a eleição será a primeira mulher de sempre ao comando da prefeitura carioca.
![Saúde Mental: Pandemia está a criar outra crise em milhões de portugueses](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/mental-health.png)
A Covid-19 arrasta consigo problemas de saúde mental que deverão atingir pelo menos 40% da população.
Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta para a necessidade de contratar profissionais e de garantir que ninguém ficará sem tratamento.
![Angola: 45 anos de independência - Entre a incerteza e a insatisfação](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/angola_3.png)
Aos 11 de Novembro de 1975, após a celebração dos Acordos de Alvor, Angola, até então colónia portuguesa, declarou a sua independência.
![‘Quo vadis’ Angola?](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Angola_Flag.jpg)
Chegados aos 45 anos da independência de Angola, que caminhos o futuro nos reserva?
Coube-me o desafio de apontar perspectivas e fazer um pouco de “futurologia”.