Capa
Nº 626 | 20 Agosto 2026
Notícias
Educação
Economia & Política
Mundo
Empresas
Estudo da Webloyalty revela que 81% dos portugueses irão gastar até 200 euros nas lojas online no regresso às aulas. O material de papelaria concentra a maior fatia dos gastos, mas tecnologia afirma-se como categoria relevante, com 33% dos compradores a adquirir dispositivos ou equipamento daqui até ao Natal.
No 3.º Ciclo do Ensino Básico estão proibidos os telemóveis e o calendário é o previsto, com o início das aulas entre 11 e 15 de setembro. Já nos Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário, o ano letivo 2026-2027 terá início a 21 de setembro.
As ondas de calor que atravessaram a Europa estão a expor as fragilidades da agricultura perante um clima cada vez mais extremo. Da França à Itália, passando por Espanha e Alemanha, culturas e pecuária enfrentam perdas significativas, enquanto a escassez de água agrava a pressão sobre os produtores. Em Portugal, a experiência acumulada na adaptação ao calor pode constituir uma vantagem. Mas o impacto já começa a chegar aos mercados e ameaça reacender a inflação alimentar."Temos de segurar a parte alimentar", alerta CAP
País ocupa o 8.º lugar no ranking Expat Insider 2026 da InterNations, graças ao custo de vida, à segurança e à facilidade de integração. No entanto, surge em 29.º lugar no índice dedicado ao trabalho e é o pior país do estudo em oportunidades de carreira.
Representantes da construção e da agricultura acreditam que os salários vão continuar a aumentar. Mas esta valorização “não resolve, por si, só” a falta de mão de obra, ressalva líder da Confederação do Turismo.
Como vem sucedendo com alguma frequência, Donald Trump suspendeu a imposição de tarifas, que desta vez chegavam aos 50%. O presidente diz que aceitou condições sobre laticínios, bebidas alcoólicas e veículos motorizados, mas os canadianos não confirmam.
O apelo de Mykhailo Fedorov é o desafio mais direto a Volodymyr Zelensky desde a invasão russa em 2022. O ex-ministro, que nunca chegou a ser reintegrado, estará a preparar-se para uma viagem aos Estados Unidos.
Líder da Skoda Portugal revela que subida dos preços dos combustíveis, devido à guerra no Médio Oriente, levou mais pessoas a comprar carros elétricos. Tirando o impacto das vendas no canal rent-a-car, as vendas de carros elétricos já pesam hoje 40% do mercado nacional.
Este material serve para tornar invisíveis drones ou aviões de guerra, aos olhos dos radares, permitindo a intrusão em território inimigo sem ser detetado.
Compra de participação pela Parpública avalia a empresa em 2,76 mil milhões de euros. O lucro da REN subiu 42,2%, para 93,4 milhões, e estima-se que feche o ano com um resultado líquido de 167 milhões de euros. O PER é de 16,4x, melhor do que a maioria das congéneres europeias cotadas.