Capa
Nº 518 | 09 Fevereiro 2026
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Após uma década afastado da vida partidária e dos holofotes, António José Seguro focou-se no ensino universitário em Lisboa e na gestão de um empreendimento de alojamento local. Regressou à vida política e foi eleito Presidente da República.
O antigo líder do PS fez o discurso de vitória nas Caldas da Rainha. António José Seguro, de 63 anos, ganhou este domingo a segunda volta das eleições presidenciais e vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. Lançou vários recados ao Governo mas deixa a garantia relativamente a esta legislatura: “Não será por mim que ela será interrompida”.
O presidente do Chega, André Ventura, diz que liderou “de forma clara uma vitória de todo o espaço não socialista” e de “não bipartidarismo”.
Se somados, os dois partidos que mantinham uma coligação até estas eleições antecipadas conseguiram uma maioria qualificada de dois terços do parlamento. Projeto político de Sanae Takaichi não tem agora qualquer obstáculo. A não ser talvez o banco central.
O calendário de operacionalização das duas linhas, que representam um montante total de 1.500 milhões de euros (com possibilidade de conversão de 10% a fundo perdido) foi antecipado para fazer face à situação de calamidade. Apoios começam a chegar às empresas esta segunda-feira.
Entre as grandes tecnológicas, integradas nas Sete Magníficas, falta reportar resultados a Nvidia algo que acontece a 25 de fevereiro. Apesar destes resultados todas as cotadas, com exceção da Apple, foram penalizadas pelo mercado.