Capa
Nº 489 | 18 Dezembro 2025
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal ultrapassou 1,5 milhões em 2024. Retrato da população imigrante em Portugal feito pela Pordata revela que 76,5% estão empregados e 11,5% andam à procura de emprego e que mais de um em cada quatro estrangeiros está em situação de pobreza ou exclusão social.
Entre 18 e 19 de dezembro, os países que aceitam usar os ativos russos congelados na Europa como fonte de financiamento para a Ucrânia têm 48 horas para convencer os céticos – mas sabem que não será fácil. A assinatura do acordo comercial com o Mercosul talvez seja menos complicado.
"Em relação à dimensão da população economicamente ativa, os aumentos são mais acentuados em alguns dos países bálticos (Lituânia, Letónia), bem como na Irlanda e em Portugal", diz a research do BNP Paribas.
Companhia quer ter mais de 500 trabalhadores até 2030 e deixa elogios à "localização estratégica" de Santa Maria da Feira.
Na última reunião do ano, investidores e analistas esperam poucas novidades do BCE, que deve procurar frisar que mantém tudo em aberto para o início de 2026. Já em Inglaterra, o mercado inclina-se fortemente para novo corte face a uma inflação em recuo.