Capa
Nº 441 | 22 Setembro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas
Universidades & Emprego

Mas essa não é a única novidade nos índices das bolsas europeias esta segunda-feira. O índice EuroStoxx 50 passa a contar com 17 cotadas alemãs e 15 francesas a partir de 22 de setembro. Entram o Deutsche Bank, a empresa industrial também alemã Siemens e biotecnológica dos Países Baixos, a Argenx. Saem a finlandesa Nokia, a italiana Stellantis e a francesa Pernod Ricard.

Castro Almeida foi ao Parlamento justificar a exoneração de Ricardo Arroja da liderança da AICEP, dizendo que o cargo exige "grande presença física" e "proximidade às empresas". PS, que requereu a audição de Castro Almeida, diz não ter dúvidas: "Torna-se inevitável concluir que a mudança de liderança resultou de uma decisão pessoal, de amiguismo deliberado e não de uma avaliação justa ou transparente."

Dez países - entre eles o Reino Unido, especialmente simbólico - entraram na muito extensa lista dos que reconhecem o Estado da Palestina. O assunto promete ser preponderante na Semana de Alto Nível, que decorre nos próximos dois dias. Mas os assuntos em análise vão mais longe que o Médio Oriente.

O projeto de criação de uma força militar conjunta árabe (ou até mesmo islâmica) semelhante à NATO não é novo. Mas o ataque israelita de há duas semanas ao Qatar pode fazer o projeto avançar.

Vale mais de 200 mil milhões e é um gigante global de entretenimento, mas a suspensão de programa de entretenimento colocou a empresa no centro da guerra de Trump contra a liberdade de expressão e de imprensa nos EUA. O presidente do regulador FCC é o ponta-de-lança de Trump nesta batalha. Há apenas dois meses, Stephen Colbert foi a primeira vítima. Na altura, Trump disse que Kimmel seria o "próximo a ir" para o desemprego.

A empresa portuguesa é uma boutique de café que produz 350 milhões de cápsulas por ano na fábrica da Azambuja e exporta para todo o mundo. Os principais mercados exportadores são a Suíça, a França e os Estados Unidos. Agora, a empresa aponta aos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Nvidia investiu na Intel para reforçar a fileira americana de chips num momento em que EUA e China aceleram o passo na corrida à revolução IA.

O novo polo tecnológico e criativo da Universidade Europeia no Oriente Green Campus, em Moscavide, junto ao Parque das Nações, acolhe integralmente o IADE e os programas de Gestão e de Formação de Executivos da Universidade. Ministro Fernando Alexandre participa na inauguração esta segunda-feira à tarde.