Capa
Nº 200 | 02 Julho 2024
Notícias
Economia & Política
Empresas
Avisos do FMI quanto aos impactos positivos no crescimento das empresas decorrentes do corte do imposto que recai sobre os seus lucros "confirmam posição da CIP" relativamente a progressividade no IRC, diz ao JE o presidente da CIP. Armindo Monteiro lembra os efeitos negativos que a progressividade do IRC tem nas empresas nacionais, defendendo que limitam a propensão para crescer. Já quanto ao IRS Jovem, o responsável vê com bons olhos medidas que estimulem o rendimento.
São 19 a 20 milhões de euros anuais de poupança só com custos diretos, aos quais se juntam mais quatro milhões anuais com a redução dos cargos diretivos, além dos 27 edifícios que ficarão libertos para outras finalidades, apontou o ministro da Presidência no primeiro dia no Campus XXI.
A Autoridade Tributária (AT) tem por cobrar 16.338 milhões de euros em impostos, sendo que mais de metade da dívida dos contribuintes está suspensa, revela o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras com o balanço de 2023.
Os oceanos serão incontornáveis na economia europeia e o "Velho Continente" tem um enorme potencial. Tiago Pitta e Cunha, administrador executivo da Fundação Oceano Azul, destaca ao JE que o manifesto apresentado esta terça-feira é um caderno de encargos em que Portugal pode ter protagonismo.
Estudo requisitado pela AEPSA à Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (Fundec), aponta que os sistemas tarifários, na generalidade, em Portugal, têm capacidade e podem e devem ser aumentados, dado que a população tem capacidade de pagamento e paga muito menos que noutros países e sectores em Portugal.