Capa
Nº 96 | 23 Novembro 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
5 Sentidos
O consórcio Vanguard Properties e Amorim Luxury prepara-se para comprar os ativos da Herdade da Comporta por 158 milhões de euros. O impacto do imobiliário e do turismo pode quebrar uma harmonia que persiste há décadas.
Cerca de uma centena de assessores jurídicos dos grandes escritórios e consultoras estiveram envolvidos no negócio. O verão foi marcado por guerrilhas, acusações de conflitos de interesses entre os representantes do vendedor e consórcios interessados, mas os ânimos não deverão arrefecer, pelo menos, até ao final de março.
Recentemente, o Washington Post escreveu um fascinante artigo, “Nothing on this Page is Real: How lies become truth in Online America” que mostra ambos os lados da paisagem cibernética atual: o lado daqueles que criam as notícias falsas e o lado daqueles que acreditam nelas, fazem likes e partilham conteúdos durante muitas horas ao longo do dia.
Raymond Aron foi um dos grandes intelectuais do séculoXX. Filósofo, cientista político e jornalista, francês e judeu,patriota e cosmopolita, marcou de forma profunda a leitura política daquele tempo. No livro “Raymond Aron e a Guerra Fria”, Carlos Gaspar traça o percurso desta figura e, através dele, dá-nos um importante enquadramento de leitura para as dinâmicas políticas dos dias de hoje.
Médico dentista com o maior negócio mundial de saúde, por pegada geográfica, com presença em 22 países, Paulo Maló tem uma vida vivida em três países, mas com raízes que crescem mais profundas em Portugal. Raízes de vinha, em Pegõese em Azeitão, que cumprem um chamamento, mas, como tudo o resto que faz, nasceram já viradas para o mundo.
Pelo quinto ano consecutivo, o Teatro Municipal do Porto Rivoli e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes (UCP) preparam-se para receber o Porto/Post/Doc, um festival para os amantes da arte do cinema e do storytelling.
Hoje, partimos para uma história diferente. António Vicente Marques é o produtor. Formado em direito pela Universidade de Coimbra e com vários mestrados e especializações em diversas áreas deste ramo. Mas isso é uma coisa, a outra é dar concretização ao sonho.
O Mediterrâneo não é apenas uma geografia”. Na introdução a “Breviário Mediterrânico”, o triestino Claudio Magris, celebrado autor de “Danúbio”, lembra que “a cultura e a história mergulham directamente nas coisas, nas pedras, nas rugas dos rostos humanos, no gosto do vinho e do azeite, na cor das ondas.”