Capa
Nº 386 | 12 Julho 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Tema
Pessoas
Livros
5 Sentidos
Ensaio
A 5ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue três pioneiros da agricultura sustentável, da Índia, Egito e EUA, pela sua destacada contribuição para a segurança alimentar global, a resiliência climática e a proteção dos ecossistemas. O Prémio, no valor de um milhão de euros, visa contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho em prol de sistemas alimentares mais seguros e sustentáveis.
Entrevista Samuel Rego :
O atual diretor da Escola Superior de Dança enaltece a maturidade dos jovens que veem na dança o seu futuro e frisa que, nos últimos anos, a evolução da formação nesta área artística veio da sociedade civil. Agora, falta o Estado “propiciar recursos para projetos estruturantes” na Dança. Sendo que o futuro, diz, faz-se de “diversidade”.
Uma coisa leva a outra. Esta frase banal encontra eco nesta página para sugerir uma incursão num universo nada banal.
Era uma vez um soldado mercador que foi preso e condenado ao exílio na China. Após três anos
e meio de cativeiro, conseguiu sair do país e passou para o papel as suas aventuras e desventuras.
A expressão até pode parecer rebuscada, mas já entrou no léxico de muita gente. Coquetelaria. Ou, se quiser, mundo da mixologia, aquele em que os bartenders são estrelas quanto mais a sua criatividade brilhar.
A final do World Class Portugal, uma competição organizada pela Diageo, teve lugar no final de junho e revelou o melhor bartender nacional do ano, Rui Pereira.
Quando comparado com outros países europeus ou da bacia mediterrânea, Portugal não é um país pobre em recursos hídricos, apresentando valores de escoamento anual médio per capita superiores, por exemplo, aos de França, Itália, Espanha e Grécia, ou mesmo do Reino Unido.