Skip to main content
Capa
Nº 347 | 13 Outubro 2023
Edição nº 347
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Mohammed Deif: o lado errado do lado certo da História
Mohammed Deif: o lado errado do lado certo da História
Na noite de 4 de novembro de 1995, Yitzhak Rabin foi assassinado por Yigal Amir. Rabin era primeiro-ministro de Israel e tinha assinado os Acordos de Oslo com a Autoridade Palestiniana.
Tema
“Engane-se  quem acha que para ser fadista só se ouve fado”
“Engane-se quem acha que para ser fadista só se ouve fado”
Antes de partir de férias para o Brasil, a jovem fadista Sara Correia apresenta o seu nome disco “Liberdade”, onde vinca que chegou e vai ficar. Não se aventurando ainda na escrita, Sara pediu a quem a conhece “desde sempre” para escreverem na sua perspetiva. O resultado está à vista no disco, tendo escolhido a sua casa - Chelas - para se reapresentar ao mundo. Sara Correia dá uma nova roupagem ao fado tradicional mas não deixa cair as origens que a atraíram à música.
Pessoas
Maxine Bédat: “Perdemos humanidade nos negócios com tanta linguagem  de eficiência”
Maxine Bédat: “Perdemos humanidade nos negócios com tanta linguagem de eficiência”
Acompanhou a vida e morte de umas calças de ganga para perceber as falhas da indústria do vestuário e das cadeias de abastecimento mundiais e, entre conversas com agricultores no Texas ou trabalhadores têxteis no Bangladesh, concluiu que a moda vale 2,5 biliões de dólares, mas tem crescido à custa de danos ambientais significativos. Maxine Bédat foi a mais recente convidada do Innov.Club, organizado pela VdA e pela Beta-i e do qual o JE é membro.
5 Sentidos
Voluntariado é dar em “retorno à sociedade aquilo que recebemos”
Voluntariado é dar em “retorno à sociedade aquilo que recebemos”
Foram mais de 100 os voluntários da José de Mello que, no mês passado, tomaram as instalações do Centro Comunitário de Carcavelos de assalto para as melhorar. Muitos muniram-se de trinchas e rolos, enquanto outros ajudaram com a plantação de novos futuros alimentos ou com a escolha da roupa para venda e doação. Uma manhã passada entre sorrisos, altruísmo, camaradagem e solidariedade para com o próximo entre os trabalhadores e reformados do grupo.
Ensaio
Estratégia Nacional ESG para as PME Exportadoras  O que fazer?
Estratégia Nacional ESG para as PME Exportadoras O que fazer?
No dia 25 de Setembro, dia nacional para a Sustentabilidade, o Governo anunciou a “Estratégia Nacional ESG para PME exportadoras, através do Secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz.