Skip to main content
Capa
Nº 343 | 15 Setembro 2023
Edição nº 343
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Joe Biden: mais uma vítima inocente  do macarthismo
Joe Biden: mais uma vítima inocente do macarthismo
Promovido pelo senador republicano Joseph McCarthy na década a seguir à Segunda Guerra Mundial, o macarthismo é indubitavelmente uma das páginas mais macabras da história dos Estados Unidos.
Tema
No CineEco acredita-se que há filmes que mudam  o mundo
No CineEco acredita-se que há filmes que mudam o mundo
A 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, CineEco, decorre de 5 a 13 de outubro, em Seia. O único festival de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à temática ambiental resiste, prova que a descentralização da Cultura é um caminho a prosseguir e vem, uma vez mais, convidar o público a refletir sobre o que realmente importa para haver Terra para todos.
Pessoas
“Saudade  faz parte de tudo na minha vida. Vou eternamente ter saudade”
“Saudade faz parte de tudo na minha vida. Vou eternamente ter saudade”
Entrevista Buba Espinho Bernardo navega entre o fado e o cante alentejano, mas começa a misturar o pop. No novo disco ‘Voltar’, Buba Espinho apresenta a saudade que é deixar algo para trás e avançar para os sonhos, sem nunca esquecer os ricos legados que transporta consigo. Na apresentação no Capitólio, este sábado, Buba leva surpresas que não quis revelar, mas deixou a promessa de entrega total.
Et Cetera
Um caluniador apanhado em falso
Um caluniador apanhado em falso
O caso que foi noticiado esta semana sobre o processo movido por José Pacheco Pereira (JPP) contra João Lemos Esteves (JLM) por calúnia teria dado origem ao primeiro julgamento por “fake news” em Portugal. Ambos acabaram por chegar a acordo e Lemos Esteves não só foi forçado a um pedido de desculpas e indemnização, como admitiu que tudo o que escrevera sobre JPP fora inventado.
5 Sentidos
Um salto de três décadas
Um salto de três décadas
Entre 1988 e 1993, foram emitidas as cinco temporadas da série “O Viajante do Tempo”, o título em português da série que por cá passou na RTP1 e que no original respondia pelo nome Quantum Leap (ou Salto Quântico).
Coitado do sedutor
Coitado do sedutor
Serge Bozon, o realizador de Don Juan, deu a volta, no seu filme anterior, Madame Hyde, à história clássica de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, pondo Isabelle Huppert no papel de uma professora de liceu desconsiderada quer pelos alunos, quer pelos colegas, e que se transfigura depois de certa noite de tempestade ter sido atingida por um raio. Passa a ser uma professora exemplar, e a relacionar-se muito bem com os alunos e o corpo docente, sendo alcunhada de Madame Hyde devido a tão grande e súbita transformação, e vendo mesmo a vida sexual com o marido, que era inexistente, melhorar imensamente.
Ensaio
ESG vs. Estratégia de Sustentabilidade nas PME
ESG vs. Estratégia de Sustentabilidade nas PME
São muitas as Pequenas e Médias Empresas (PME) que começam a estar preocupadas em conseguir responder às perguntas que os investidores e clientes fazem sobre as suas práticas de ESG.