Skip to main content
Capa
Nº 234 | 06 Agosto 2021
Edição nº 234
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Oris Aquis Date: Poesia mecânica
Oris Aquis Date: Poesia mecânica
A relojoaria tambem é um gabinete de curiosidades. Uma arte que, através da mecânica, nos permite criar sonhos.
O Livro dos Seres Imaginários A criatividade, entre desejos e medos humanos
O Livro dos Seres Imaginários A criatividade, entre desejos e medos humanos
Quando olhamos para os mapas desenhados na Antiguidade e na Idade Média, ou para registos iconográficos com milénios, ficamos maravilhados com a representação de seres que, hoje, não temos dúvidas em classificar de imaginários, como, por exemplo, o grifo, metade águia e metade leão, presente no Egito ou em Persépolis.
A Travessa: Quem está  no Convento é que sabe...
A Travessa: Quem está no Convento é que sabe...
Foi criado em 1978, nos primeiros anos do regime democrático e acompanhou desde aí as evoluções do país, testemunhando conversas mais ou menos secretas por parte dos notáveis comensais que desde cedo começaram a preferi-lo.
Quinta da Fonte Souto rosé 2020: Um balão de ensaio que saiu perfeito
Quinta da Fonte Souto rosé 2020: Um balão de ensaio que saiu perfeito
Há cinco gerações que a família Symington, de raízes escocesas, inglesas e portuguesas, produz vinhos no nosso país.
Ensaio
Clima e Economia
Clima e Economia
É um erro pensar que os modelos económicos podem ser imutáveis e definitivos. Tais como os anteriores, e como tudo que é humano, o modelo neoclássico irá eventualmente transformar-se e ser substituído, e já há sinais de várias tentativas nesse sentido.
Atualidade
Amancio Ortega: O misterioso senhor Zara
Amancio Ortega: O misterioso senhor Zara
Amancio Ortega adquiriu 12% do capital da empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN), através da sua sociedade Pontegadea Inversiones, um dia depois de ter passado também a ser acionista da REE, em Espanha. É agora o segundo maior acionista da REN. Discreto, não se deixa fotografar e nunca dá entrevistas.
Rotas de Verão: De Melgaço a Caminha de copo na mão
Rotas de Verão: De Melgaço a Caminha de copo na mão
Melgaço é o município mais a norte de Portugal. Terra de fronteira, raiana como nenhuma, e rica em tradições, património e lendas. Reconhecida pela gastronomia, pelo fumeiro e pela casta Alvarinho. É daqui que partimos, passando por Caminha, em direção ao litoral atlântico, a Viana do Castelo e Vila do Conde, onde as praias nos chamam para o mar, com encantos de sereia.
Rotas de Verão: Com um pé  no Atlântico  rumo a Vila do Conde
Rotas de Verão: Com um pé no Atlântico rumo a Vila do Conde
Deixámos Caminha para trás e o rio Minho já se diluiu no Atlântico. O oceano quer devorar-nos com o seu horizonte infinito.
Chelas de bairro social a 'it place'
Chelas de bairro social a 'it place'
De antigo bairro marginalizado, a zona da cidade que assiste a um boom de desenvolvimento imobiliário e empresarial. Chelas é hoje algo que nunca se pensou que seria. Os habitantes estão a dinamizar a zona para que o bairro mais alvo de rusgas policiais não seja negativamente conotado. O Jornal Económico foi sem medos à Zona J falar com Adriano Pinto e Vera Vilarinho do coletivo Chelas é o Sítio e com Luís Vaz e Gonçalo Jesus do Bataclan 1950, que participaram no documentário “Chelas nha Kau”, onde convidam todos a visitar o bairro.
Land Rover a beleza regressou
Land Rover a beleza regressou
Muito mais do que um lifting, o novo Land Rover Discovery Sport R-Dynamic é um hino às novas tecnologias com a capacidade de circular cerca de 55 quilómetros em modo totalmente elétrico e que lhe garante ainda um arranque rápido em todas as circunstâncias.