Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 328 | 26 Maio 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Pessoas
5 Sentidos
Ensaio
Anna Mae Bullock, mais conhecida como Tina Turner, nasceu a 26 de novembro de 1939, em Nutbush, no Tennessee, nos Estados Unidos. A sua voz inconfundível e presença magnética transformaram-na num ícone sem precedentes da música, numa inspiração para mulheres do mundo inteiro e numa das artistas mais idolatradas e respeitadas de todos os tempos.
Inês de Vasconcellos, de 33 anos, é um dos mais promissores novos nomes do fado. A sua voz poderosa, de timbre marcadamente fadista, a sua impecável afinação e a sua capacidade interpretativa abriram-lhe as portas de uma carreira que começa agora a afirmar-se.
AJUSTLX tem vindo a afirmar-se como a feira que aposta em novas galerias e artistas emergentes, contribuindo também para a visibilidade do panorama artístico português. Inaugurou ontem, dia 25 de maio, e tem lugar até 28 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
Em 1790, quando foi publicado o livro da viagem do aristocrata russo Alexandre Radishtchev (1749-1802), “Viagem de São Petersburgo a Moscovo”, Catarina, a Grande, sentiu-se ultrajada e o autor foi condenado à morte, sentença que seria mais tarde comutada em exílio na Sibéria. O livro continuaria proibido no país até ao final do século XIX.
Uma celebração não implica uma data redonda. Nem bolos ou velas acesas para soprar. No caso de “Liquid Love”, o livro que será apresentado a 26 de maio na ARCOlisboa, a data em causa são os 25 anos de carreira da artista portuguesa Joana Vasconcelos. Com a chancela da espanhola La Fábrica Editorial, a obra publicada este ano reúne as criações mais emblemáticas da artista produzidas entre 1996 e 2021. Uma forma de recordar a sua inquietude e vontade de “desarrumar” o quotidiano, independentemente das críticas, mais ou menos positivas, que as suas obras provocam.
Infelizmente, não podemos aliviar as famílias que estão a sofrer em Portugal” – Christine Lagarde, conferência de imprensa da reunião do BCE, 3 de maio 2023