Skip to main content
Capa
Nº 328 | 26 Maio 2023
Edição nº 328
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tina Turner, do pesadelo ao sonho  de ser coroada Rainha do Rock n’roll
Tina Turner, do pesadelo ao sonho de ser coroada Rainha do Rock n’roll
Anna Mae Bullock, mais conhecida como Tina Turner, nasceu a 26 de novembro de 1939, em Nutbush, no Tennessee, nos Estados Unidos. A sua voz inconfundível e presença magnética transformaram-na num ícone sem precedentes da música, numa inspiração para mulheres do mundo inteiro e numa das artistas mais idolatradas e respeitadas de todos os tempos.
Pessoas
“Cantar  o fado é vestir  o poema e despir a alma”
“Cantar o fado é vestir o poema e despir a alma”
Inês de Vasconcellos, de 33 anos, é um dos mais promissores novos nomes do fado. A sua voz poderosa, de timbre marcadamente fadista, a sua impecável afinação e a sua capacidade interpretativa abriram-lhe as portas de uma carreira que começa agora a afirmar-se.
5 Sentidos
Lisboa, epicentro dinâmico da arte contemporânea
Lisboa, epicentro dinâmico da arte contemporânea
AJUSTLX tem vindo a afirmar-se como a feira que aposta em novas galerias e artistas emergentes, contribuindo também para a visibilidade do panorama artístico português. Inaugurou ontem, dia 25 de maio, e tem lugar até 28 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
O tempo deu-lhe razão
O tempo deu-lhe razão
Em 1790, quando foi publicado o livro da viagem do aristocrata russo Alexandre Radishtchev (1749-1802), “Viagem de São Petersburgo a Moscovo”, Catarina, a Grande, sentiu-se ultrajada e o autor foi condenado à morte, sentença que seria mais tarde comutada em exílio na Sibéria. O livro continuaria proibido no país até ao final do século XIX.
‘Amor líquido’ em caderno de artista
‘Amor líquido’ em caderno de artista
Uma celebração não implica uma data redonda. Nem bolos ou velas acesas para soprar. No caso de “Liquid Love”, o livro que será apresentado a 26 de maio na ARCOlisboa, a data em causa são os 25 anos de carreira da artista portuguesa Joana Vasconcelos. Com a chancela da espanhola La Fábrica Editorial, a obra publicada este ano reúne as criações mais emblemáticas da artista produzidas entre 1996 e 2021. Uma forma de recordar a sua inquietude e vontade de “desarrumar” o quotidiano, independentemente das críticas, mais ou menos positivas, que as suas obras provocam.
Ensaio
Porque não se preparou Portugal para  o crédito à habitação com taxa fixa?
Porque não se preparou Portugal para o crédito à habitação com taxa fixa?
Infelizmente, não podemos aliviar as famílias que estão a sofrer em Portugal” – Christine Lagarde, conferência de imprensa da reunião do BCE, 3 de maio 2023