Skip to main content
Capa
Nº 270 | 22 Abril 2022
Edição nº 270
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Sociedade Recreativa
A bola é minha!
A bola é minha!
Longas estadias no poder e maiorias absolutas deixam os partidos frágeis de ideias e desprovidos de qualquer sentido de propósito, excepto manter-se no poder.
5 Sentidos
Uma lenda dos ares
Uma lenda dos ares
A Watches & Wonders foi, mais uma vez, um palco de apresentações que vão marcar o ano da alta relojoaria.
O meu espetacular segundo carro
O meu espetacular segundo carro
Divertidíssimo. O melhor adjetivo para qualificar o Wrangler, o suprassumo da Jeep, uma marca do universo Stellantis e que foi buscar inspiração ao icónico Willys MB dos anos 40.
Uma viagem pela obra de Miguel Torga
Uma viagem pela obra de Miguel Torga
Depois de, em 2019, nos ter brindado com “Tonalidades da Literatura Transmontana”, uma pujante obra literária que expressa a identidade, plural e diversidade, de grandes autores transmontanos, o professor Norberto Veiga reforça a sua condição de paladino da literatura transmontana com a publicação de “O Labirinto Literário de Miguel Torga”.
Apostar no silêncio é, muitas vezes, a melhor escolha
Apostar no silêncio é, muitas vezes, a melhor escolha
A editora francesa Stock iniciou há uns anos um projeto peculiar: convida escritores a passarem uma noite em branco, num museu. Sozinhos.
Porque cada mãe é única e especial, um presente à medida da sua
Porque cada mãe é única e especial, um presente à medida da sua
O Dia da Mãe é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna e a maternidade.
Ensaio
A nova desordem internacional
A nova desordem internacional
A globalização, como a conhecemos, será a próxima vítima da guerra da Ucrânia. Estamos a entrar num mundo em que as considerações políticas se sobrepõem à lógica económica da eficiência e do menor custo, num mundo em que as cadeias de produção vão ser repensadas.
Atualidade
Europa e EUA à espera que Olaf Scholz entregue o seu atestado Persil
Europa e EUA à espera que Olaf Scholz entregue o seu atestado Persil
Quando a 26 de setembro do ano passado o social-democrata Olaf Scholz ganhou com relativa autoridade as eleições federais, transformando-se no ‘homem depois de Merkel’, sabia que tinha pela frente um desafio.
“Quero  dar a Lisboa  um lugar  com a minha obra”
“Quero dar a Lisboa um lugar com a minha obra”
Pedro Cabrita Reis continua a mover-se em nome das inquietações e da vontade de experimentar. Não se revê em oportunismos de circunstância e não poupa o politicamente correto. Como sempre tem feito, aliás. “O erro, o receio, a dúvida, devem ser praticados”, defende. Sugere ainda que é preciso “eletrificar o pensamento” para pôr Lisboa no roteiro mundial das artes. Até porque há dinheiro. na capital portuguesa. “Muito dinheiro”, garante.
O grande  jogo do emirato
O grande jogo do emirato
No meio da guerra da Ucrânia, e enquanto a Europa olha à volta em busca de fontes de energia alternativa, os olhos deslocaram-se para o Catar. Nesta joia do Golfo Pérsico pode surgir parte da solução, já que este centro nevrálgico energético detém a terceira maior reserva de gás do mundo e reservas significativas de petróleo.