Capa
Nº 507 | 20 Janeiro 2026
Notícias
Economia
Política
Economia & Política
Empresas
O acordo da UE com o Mercosul mudará a forma como centenas de produtos europeus são vendidos na América do Sul. Trinta e seis produtos portugueses passam a ter os seus nomes oficialmente protegidos, impedindo que fabricantes locais utilizem designações tradicionais sem respeitar a origem. Outros ficaram excluídos ou terão apenas proteção parcial, podendo continuar a ser usados localmente desde que cumpram regras específicas de rotulagem.
Áreas como a energia, tecnológicas, infraestrutura social e transportes serão as que mais beneficiarão com as perspetivas positivas para o setor das infraestruturas, que deverá continuar a crescer em 2026.
António José Seguro e André Ventura apuraram-se para a segunda volta das presidenciais mais disputadas de sempre em Portugal.
A desinformação associada às presidenciais somou, na primeira volta, mais de 8,3 milhões visualizações nas redes sociais segundo o LabCom — Laboratório de Comunicação da UBI.
O diretor-geral da COTEC adverte que os investimentos regionalizados devem obedecer a uma lógica de encadeamento que os transforme em agentes indutores do crescimento económico. A ajuda do VERA, uma ferramenta disponibilizada pela COTEC, pode ser essencial.
Há um ano, o presidente dos Estados Unidos só participou por videoconferência. Desta vez, depois da Venezuela, depois da Gronelândia e depois da nova Estratégia de Segurança Nacional, estará ‘ao vivo e a cores’ na pequena cidade da Suíça.
Os ministros das Finanças do Euro preferiram o governador do banco central da Croácia, Boris Vujčić, para vice-presidente do Banco Central Europeu. Mário Centeno desistiu na segunda ronda.
As rainhas da indústria automóvel em Portugal registaram um bom ano de produção de veículos 'made in Portugal'. A nível nacional, foi o segundo melhor ano de produção automóvel.