Capa
Nº 128 | 19 Fevereiro 2024
Notícias
Educação
Mercados
Mundo
Empresas
Os oito partidos com assento parlamentar apresentaram as propostas para a educação num encontro da FNE. A recuperação do tempo de serviço dos professores é chão praticamente comum, o mesmo não se pode dizer das soluções para a falta de professores e dos salários. Há quem incentive a aposentação mais cedo, quem defenda o regresso dos reformados às escolas e quem queira encurtar a diferença salarial entre os primeiros e os últimos escalões da carreira. O JE faz uma síntese das medidas.
O consumo na China vai aumentar 50% até 2040, numa altura em que substitui o carvão e acelera esforços de descarbonização. Mas há mais países asiáticos a contribuir para o aumento do apetite gasista.
Milhares de manifestantes saíram às ruas, principalmente na capital, Telavive, para exigirem eleições antecipadas. Entretanto, esta semana, as negociações para um cessar-fogo vão manter-se.
O projeto de digitalização da Administração Pública cabo-verdiana chama-se “Fatura da Felicidade” e envolve engenharia nacional. O objetivo é impulsionar o pedido de faturas com o número de identificação fiscal por parte dos contribuintes do arquipélago africano.
Inês Santos, diretora de relações institucionais da Mercadona, revela ao JE que a cadeia quer “continuar a ser grande embaixadora dos bons produtos portugueses” em Espanha com compras a mil fornecedores nacionais.
Após obter luz verde da Comissão Europeia, a empresa vai agora iniciar negociações com o Banco Europeu de Investimento com vista a obter financiamento e aconselhamento para o seu projeto em Sines de hidrogénio verde em Sines de 650 milhões de euros.