Capa
Nº 66 | 27 Abril 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
5 Sentidos
Jellybean Benitez foi o DJ residente da mítica discoteca de Manhattan nos anos 70/80. Em maio vem a Lisboa pela mão do DJ português Adriano Magone para uma iniciativa inédita: recriar a Studio 54 na capital, num evento de laser e som. No dia 12, o Pavilhão Carlos Lopes recebe a Private Dancer: ‘A Night At Studio 54’.
São várias as empresas portuguesas que participam em missões ao “planeta vermelho”. O consórcio liderado pela Amorim Cork Composites, a Critical Software, ou a Active Space Technologies estão a trabalhar em vários projetos com o objetivo de explorar Marte.
Depois de quase seis décadas a espalhar o terror em Espanha, a organização terrorista ETA anunciou que “concluiu o seu ciclo e função” e vai extinguir-se. O grupo independentista basco chega ao fim como uma organização esgotada, que falhou em cumprir os objetivos a que se propôs e que deixa sérias interrogações: o que vão fazer agora os antigos etarras que cometeram crimes de sangue e são procurados pela Justiça? E onde estão as armas que a ETA acumulou durante décadas?
Aproxima-se o Dia D. ‘D’ de dissolução da ETA. A reconciliação ainda está por fazer, a convivência começa, quiçá, a dar os primeiros passos, o perdão, esse, tardará. Em entrevista, Fernando Aramburu, escritor basco radicado na Alemanha, destaca a importância da convivência social e da normalização política no País Basco, mas realça que “não é possível construir a convivência sem a memória”.
Implantada na região do Cima Corgo, nos vales do Pinhão e de Mendiz, a empresa Wine & Soul dedica-se desde 2001 à produção de vinhos do Douro, mas também vinhos do Porto e azeite, além de prestar serviços de enoturismo. A dupla formada por Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges já investiu três milhões nas vinhas e nos vinhos. Os mercados externos já valem 60% das vendas.
Se perguntassem a Herberto Helder se alguma vez foi jornalista é possível que respondesse, com um sorriso irónico ou até alguma irritação, que não. Diria, talvez, que escreveu no Notícia para poder viver em Angola.
Soberbo motor. Grande preço (e nem sequer é literal, é taxativo). Conforto no máximo. Estes são superlativos que se aplicam ao Mercedes GLE 350 d 4Matic, uma máquina que faz a diferença em qualquer piso de alcatrão, terra batida ou lama. Um cinco estrelas a pedir mais uma.
Sabemos que este diário não vai agradar à esquerda ortodoxa nem à direita boçal. A primeira vai dizer que ele é anti-russo, a segunda que é pró-russo”.
O que leva largas dezenas de adultos a encher uma sala de teatro para ver marionetas e formas animadas? A pergunta continua por responder ao fim de 18 edições do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa – FIMFA Lx, que chega este ano à maioridade.