Skip to main content
Capa
Nº 379 | 24 Maio 2024
Edição nº 379
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Furacão Swift aterra em Lisboa para dois concertos esgotados
Furacão Swift aterra em Lisboa para dois concertos esgotados
Depois de muita espera, os ‘swifties’ estão à espera de Taylor. Serão dois concertos em Lisboa onde as emoções vão estar ao rubro. “Are you ready for it?”
Tema
“Ambições nucleares  dos iranianos são uma ameaça global significativa”
“Ambições nucleares dos iranianos são uma ameaça global significativa”
Entrevista Jeffrey Roth O mundo ocidental tem optado por isolar o Irão de todas as formas possíveis:sanções, embargos, abandonos. Mas para o especialista norte-americano, a diplomacia continua a ser uma parte da solução. Anão ser o mundo queira que as tentaçõesdo regime, nomeadamente as nucleares, se tornem ainda mais dramáticas que aquilo que já são.
Legado de Ebrahim Raisi “é central para o regime” e para o seu sucessor
Legado de Ebrahim Raisi “é central para o regime” e para o seu sucessor
Irão: Quando Donald Trump saiu do JCPOA não soube antecipar o que viria a seguir. A invasão da Ucrânia fez o resto:o regime de Teerão está mais forte no contexto internacional e tem todos os motivos para que o próximo presidente seja de continuidade.
Na Oficina Marques celebra-se o design de emoções
Na Oficina Marques celebra-se o design de emoções
A Oficina Marques é a síntese do universo feérico da dupla José Aparício Gonçalves e Gezo Marques. O ‘três em um’, galeria, loja e ateliê, de porta aberta ao público que já conhece o seu trabalho e a todos os que querem conhecer as suas obras, plenas de vida, cor e emoção. Durante a Lisbon Design Week, a decorrer até 26 de maio, inauguram o projeto “Bucólica”, em parceria com o Andringa Studio e o Bosque. Porquê? Porque “as colaborações são um grande brainstorming’!”
Em Destaque
A arte enquanto instrumento para  refletir sobre a diversidade e inclusão
A arte enquanto instrumento para refletir sobre a diversidade e inclusão
Paula Nascimento, curadora A 7ª edição da ARCOlisboa apresenta 84 galerias oriundas de 15 países. Oito delas integram a secção “As Formas do Oceano”, que promove trocas poéticas entre artistas africanos, afro-diaspóricos e brasileiros, para pensar as relações afro-atlânticas. Ponto de partida? “O que acontece quando artistas de diferentes portos do Atlântico ocupam um espaço central na cidade de Lisboa?”.
5 Sentidos
Nunca se viu uma Madrasta assim...
Nunca se viu uma Madrasta assim...
Ficámos na sala principal, com o sol de primavera a convidar para ficar na esplanada e o mar para um curto mergulho. OMadrasta é a mais recente abertura do grupo Non Basta, que conta já com o Memória, Margarida, Pasta Non Basta e Província.
MOGA Caparica. Um festival que se destaca pela diferença
MOGA Caparica. Um festival que se destaca pela diferença
A temporada de festivais está prestes a arrancar em Portugal. E um dos primeiros deste ano é o Festival MOGA Caparica, um evento que se distingue da lógica habitual dos festivais. Apresenta-se como um festival com um formato boutique, que oferece diversas experiências ao público. Além da música eletrónica, existe uma forte interligação com a natureza e também é realçada a importância do bem-estar das pessoas. Distingue-se ainda porque prefere manter a sua atmosfera intimista.
Ensaio
A União Europeia  a desindustrializar-se
A União Europeia a desindustrializar-se
Um dos bloqueios é a União Europeia viver “num mundo de fantasias” estabelecendo metas inatingíveis, sem antes ter preparado “as ferramentas” para enfrentar o novo mundo