Capa
Nº 379 | 24 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Em Destaque
5 Sentidos
Ensaio
Depois de muita espera, os ‘swifties’ estão à espera de Taylor. Serão dois concertos em Lisboa onde as emoções
vão estar ao rubro. “Are you ready for it?”
Entrevista
Jeffrey Roth
O mundo ocidental tem optado por isolar
o Irão de todas as formas possíveis:sanções, embargos, abandonos. Mas para o especialista norte-americano, a diplomacia continua a ser uma parte da solução. Anão ser o mundo queira que as tentaçõesdo regime, nomeadamente as nucleares, se tornem ainda mais dramáticas que aquilo que já são.
Irão: Quando Donald Trump saiu do JCPOA não soube antecipar o que viria a seguir. A invasão da Ucrânia fez o resto:o regime de Teerão está mais forte no contexto internacional e tem todos os motivos para que o próximo presidente seja de continuidade.
A Oficina Marques é a síntese do universo feérico
da dupla José Aparício Gonçalves e Gezo Marques. O ‘três em um’, galeria, loja e ateliê,
de porta aberta
ao público que já conhece o seu trabalho e a todos os que querem conhecer as suas obras, plenas
de vida, cor e emoção. Durante
a Lisbon Design Week, a decorrer até 26 de maio,
inauguram o projeto “Bucólica”, em parceria com o Andringa Studio e o Bosque. Porquê?
Porque “as colaborações
são um grande brainstorming’!”
Paula Nascimento, curadora
A 7ª edição da ARCOlisboa apresenta 84 galerias oriundas de 15 países. Oito delas integram a secção “As Formas do Oceano”, que promove trocas poéticas entre artistas africanos, afro-diaspóricos e brasileiros, para pensar as relações afro-atlânticas. Ponto de partida? “O que acontece quando artistas de diferentes portos do Atlântico ocupam um espaço central na cidade de Lisboa?”.
Ficámos na sala principal, com o sol de primavera a convidar para ficar na esplanada e o mar para um curto mergulho. OMadrasta é a mais recente abertura do grupo Non Basta, que conta já com o Memória, Margarida, Pasta Non Basta e Província.
A temporada de festivais está prestes a arrancar em Portugal. E um dos primeiros deste ano é o Festival MOGA Caparica, um evento que se distingue da lógica habitual dos festivais. Apresenta-se como um festival com um formato boutique, que oferece diversas experiências ao público. Além da música eletrónica, existe uma forte interligação com a natureza e também é realçada a importância do bem-estar das pessoas. Distingue-se ainda porque prefere manter a sua atmosfera intimista.
Um dos bloqueios é a União Europeia viver “num mundo de fantasias” estabelecendo metas inatingíveis, sem antes ter preparado “as ferramentas” para enfrentar o novo mundo