Capa
Nº 378 | 17 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Pessoas
Em Destaque
5 Sentidos
Ensaio
Na Geórgia – país que tem intenção de entrar na União Europeia e, mais importante ainda, que a União Europeia tem a intenção de fazer entrar no seu agregado – tudo parece estar a correr mal: semanas e semanas de manifestações contra a chamada (e controversa) Lei de Interferência de Agentes Estrangeiros resultaram na sua aprovação pelo parlamento, mas tudo indica que a oposição continuará a ser perseguida – enquanto a própria oposição dá mostras de ter pouca capacidade de se manter unida.
Tony Fernandes, CEO e fundador do UEGroup:
De Silicon Valley para Lisboa, o último convidado do Innov.Club é um veterano do meio que se define como um “arruaceiro” da Inteligência Artificial. Partilhou uma visão humanista das grandes transformações tecnológicas e deixou dois avisos: a IA pode sair mais cara do que o esperado e o factor humano nunca deve ser descurado
“Atelier”: 50 anos de trabalho de Pedro Cabrita Reis
Espírito irrequieto, Cabrita olhou para o fluxo criativo torrencial que é a sua obra, e decidiu oferecer ao público um magno balanço de 50 anos de trabalho. Diz não ser uma exposição antológica nem uma retrospetiva, expressões que lhe desagradam, mas sim a materialização de uma ideia que alimentava há bastante tempo: “mostrar um ‘legado Cabrita Reis’ à cidade”.
Quase dez anos depois, a tão aguardada prequela de Mad Max: Fury Road (2015) está prestes a estrear nas salas de cinema portuguesas, algo que acontece já na próxima quinta-feira, dia 23 de maio. Furiosa: A Mad Max Saga é uma nova oportunidade para os espectadores mergulharem na distopia criada pela mente de George Miller, com a promessa de muita ação, extravagância e uma performance de Anya-Taylor Joy, na pele da personagem principal Furiosa, que está a arrancar rasgados elogios da crítica.
Poderíamos dizer que o FIMFA Lx24 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas é uma espécie de ‘manobras de maio’. Ou não fossem convocados a Lisboa, no mês de maio, uma série de marionetistas para ‘manobrarem’ as suas marionetas, contando histórias - muitas delas para graúdos -, propondo reinterpretações, desconcertando, em muitos casos, quem espera o óbvio.
Os sabores japoneses estão de volta ao Praia no Parque pela mão do chef Paulo Alves, e há algo que está garantido: o Sushi Bar é a mais recente referência do sushi em Lisboa. Não é um exagero, é, isso sim, o comprovar do trabalho e da qualidade que Paulo Alves e Gonçalo Cabral, o seu braço direito, estão a fazer, com produtos sazonais com a marca do Atlântico.
Amenos de um mês para as eleições do Parlamento Europeu, vemos os estados –membros da organização confrontados com inúmeros desafios.