Skip to main content
Capa
Nº 353 | 24 Novembro 2023
Edição nº 353
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
George Weah de regresso ao banco dos suplentes
George Weah de regresso ao banco dos suplentes
Não encontrou solução para a pobreza nem para a corrupção. Mas resta-lhe a Fundação, reconhecida pela ONU. Talvez seja aí que valha a pena voltar a jogar
Tema
China: Ascensão de quatro décadas chegou ao pico?
China: Ascensão de quatro décadas chegou ao pico?
O crescimento chinês nas últimas décadas é inegável, passando de um país rural, com mais de dois terços da população a viver abaixo do limiar da pobreza, para uma potência industrial, tecnológica e cada vez mais uma referência no plano geoestratégico. Ainda assim, há sinais preocupantes em alguns sectores, embora alguns analistas defendam que o foco negativo no país se baseia sobretudo em preconceitos e políticas internas ocidentais erradas, que procuram antagonizar povos em vez de os aproximar. Com os EUA a afastarem-se da cena mundial nos últimos anos, Pequim tenta afirmar-se junto das economias emergentes e em desenvolvimento, posicionando-se cada vez mais como uma voz de relevo na cena mundial.
Diz-me o que comes e dir-te-ei que futuro queres abraçar
Diz-me o que comes e dir-te-ei que futuro queres abraçar
Voltamos à imagem que vale mil palavras, falando com Francisco Guerreiro, eurodeputado independente, que convocou o realizador Hugo Almeida para darem corpo e forma ao documentário “Carne: a pegada insustentável”.
Pessoas
“A mais perigosa forma de ‘fake news’ é a informação orientada”
“A mais perigosa forma de ‘fake news’ é a informação orientada”
Entrevista Francisco Seixas da Costa O dia era 1 de abril, o jantar era cerimonioso, o lugar era Paris. Franceses e portugueses partilham a mania de que a data é o dia das mentiras. Seixas da Costa, presente no jantar, decidiu fazer uma partida:convenceu os presentes que as ‘concierges’ portuguesas de Paris haviam sido arregimentadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. ‘Antes que me esqueça’ conta isto e muito mais.
Et Cetera
O palco foi a sua casa
O palco foi a sua casa
: Três dias separam a morte de dois nomes maiores da Cultura portuguesa. O óbvio é dizer que ficámos todos mais pobres. Sim, mas o desafio, agora, é continuar a dar luz ao seu trabalho, acarinhando o talento que existe na cena musical e teatral do país.
5 Sentidos
A desordem sublime  da vida
A desordem sublime da vida
No manifesto da casa Isabel Marant lê-se que as suas criações são uma “ode à desordem sublime da vida”.