Capa
Nº 353 | 24 Novembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Tema
Pessoas
Et Cetera
5 Sentidos
Não encontrou solução para a pobreza nem para
a corrupção. Mas resta-lhe a Fundação, reconhecida pela ONU. Talvez seja aí
que valha a pena voltar a jogar
O crescimento chinês nas últimas décadas é inegável, passando de um país rural, com mais de dois terços da população a viver abaixo do limiar da pobreza, para uma potência industrial, tecnológica e cada vez mais uma referência no plano geoestratégico. Ainda assim, há sinais preocupantes em alguns sectores, embora alguns analistas defendam que o foco negativo no país se baseia sobretudo em preconceitos e políticas internas ocidentais erradas, que procuram antagonizar povos em vez de os aproximar. Com os EUA a afastarem-se da cena mundial nos últimos anos, Pequim tenta afirmar-se junto das economias emergentes e em desenvolvimento, posicionando-se cada vez mais como uma voz de relevo na cena mundial.
Voltamos à imagem que vale mil palavras, falando com Francisco Guerreiro, eurodeputado independente, que convocou o realizador Hugo Almeida para darem corpo e forma ao documentário “Carne: a pegada insustentável”.
Entrevista
Francisco Seixas da Costa
O dia era 1 de abril, o jantar era cerimonioso, o lugar era Paris. Franceses e portugueses partilham a mania de que a data é o dia das mentiras. Seixas da Costa, presente no jantar, decidiu fazer
uma partida:convenceu os presentes que as ‘concierges’ portuguesas de Paris haviam sido arregimentadas pelo Ministério
dos Negócios Estrangeiros. ‘Antes que me esqueça’ conta isto e muito mais.
: Três dias separam a morte de dois nomes maiores da Cultura portuguesa. O óbvio é dizer que ficámos todos mais pobres. Sim, mas o desafio, agora, é continuar a dar luz ao seu trabalho, acarinhando o talento que existe na cena musical e teatral do país.
No manifesto da casa Isabel Marant lê-se que as suas criações são uma “ode à desordem sublime da vida”.