Skip to main content
Capa
Nº 337 | 04 Agosto 2023
Edição nº 337
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
O banqueiro do regime, que o regime condenará
O banqueiro do regime, que o regime condenará
Era o banqueiro mais emblemático do século XX e da primeira década do século XXI. Ricardo Salgado tinha tudo, o bom ar, o bom gosto, a simpatia, a inteligência, o charme, a generosidade, a sensatez, e, acima de tudo, tinha no ADN o prestigio de uma família que, apesar de não vir da nobreza, se tinha transformado nela ao longo de gerações. Era o orgulho da alta finança portuguesa, o ícone do “Beautiful People”. Tinha a sociedade portuguesa (e não só) aos seus pés. Todos queriam ser parte do seu inner circle. Era o representante de uma família e de um banco centenário. Orgulhava-se de apoiar os governos (independente da cor política) em nome de um desígnio nacional. A sua influência nos vários quadrantes da sociedade portuguesa valeu-lhe a alcunha de “Dono Disto Tudo”. Mas, por detrás disto avolumava-se uma monstruosidade de operações ilícitas, de esquemas financeiros, de pagamentos irregulares, de manipulação de contas, de alianças suspeitas, de segredos e acima de tudo avolumava-se nos bastidores a falência do Grupo Espírito Santo (GES) que o banqueiro procurou evitar a todo o custo.
Tema
Quem falou  em pé na areia? Aqui, o que se quer é tocar o céu
Quem falou em pé na areia? Aqui, o que se quer é tocar o céu
Quem disse que não é possível tocar o céu num rooftop? Idealmente, de copo na mão, em boa companhia, inspirando o aroma a maresia e, quem sabe, brindando a mais um dia no “paraíso”. Nesta edição, o céu rima com Algarve, vista oceânica e descontração total.
Pessoas
Gato Preto, uma marca portuguesa que não tem medo de arriscar
Gato Preto, uma marca portuguesa que não tem medo de arriscar
O JE falou com uma das 50 líderes portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios, Carolina Afonso, CEO do Gato Preto. O reconhecimento veio com o selo da “Forbes”, que Carolina considera “uma honra” e uma iniciativa relevante para a liderança no feminino, embora recuse o espartilho da questão do género. O seu mantra é inovar e surpreender, e fazer do ‘Gato’ uma marca global.
5 Sentidos
Cav 86: uma versão rebelde da Cavalariça
Cav 86: uma versão rebelde da Cavalariça
Depois de tentar fixar a Cavalariça em Lisboa, Bruno Caseiro mudou os planos, aproveitando a boleia da entrada dos novos sócios, com Bruno Contreras, do grupo hoteleiro Harvest Cotton Tale, à cabeça. A Cavalariça mantém-se de pedra e cal na Comporta, onde tudo começou, e em Évora, aonde chegou no ano passado, mas em Lisboa transforma-se noutra coisa, num restaurante ainda mais descontraído, à imagem da zona onde está, o Cais do Sodré. Chama-se Cav 86 e tem Marcelo Oliveira a comandar a cozinha.
“Barbenheimer”, ou a atração  dos opostos
“Barbenheimer”, ou a atração dos opostos
Costuma chamar-se “contraprogramação”, e não é a primeira nem a última vez que é feita em Hollywood. Mas hoje as redes sociais criam modas e fenómenos, e foi assim que surgiu “Barbenheimer”, uma expressão que refere a estreia estival, e ao mesmo tempo, de duas grandes produções de estúdios rivais, dois filmes nos antípodas um do outro: Oppenheimer, de Christopher Nolan (Universal), e Barbie, de Greta Gerwig (Warner Bros., o antigo estúdio de Nolan).