Capa
Nº 297 | 28 Outubro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Entrevista
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
Em Portugal, Adriano Toloza já fez três novelas, todas para a TVI: “Ouro Verde”, “Na Corda Bamba” e “Valor da Vida”. Foi ainda apresentador do “Somos Portugal”, também na estação de Queluz de Baixo. Atualmente, pode vê-lo na novela brasileira de grande sucesso “Verdades Secretas”, cuja segunda temporada acaba de estrear no canal Globo Portugal. “Adoro trabalhar aqui porque me sinto mais protegido. É muito mais acolhedor, mais familiar!”, diz sobre o nosso país, que já sente também como seu.
A Montblanc reforça a oferta em smartwatches com o novo Montblanc Summit 3, com design clássico de alta relojoaria e tecnologia de smartwatch contemporânea.
Cinco anos depois de ter sido lançado o primeiro modelo do Opel Grandland, a marca alemã integrada no grupo Stellantis, aparece absolutamente renovada.
Pela primeira vez em 30 de carreira literária, Arturo Pérez-Reverte aborda a Guerra Civil espanhola. No seu romance “Linha da Frente”, distinguido com o Prémio da Crítica da Associação Espanhola de Críticos Literários, o escritor combina ficção, factos históricos e testemunhos pessoais e apresenta um retrato da humanidade em tempo de guerra.
"Cerca de oito dias antes da partida para a guerra, um navio francês tinha chegado a oito milhas dali, a um porto que os portugueses chamam Rio de Janeiro e na língua dos selvagens ‘Iteronne’ (Niterói). Ali costumam os franceses carregar pau prasil. Chegaram também à aldeia, onde eu estava com o seu bote, e trocaram com os selvagens pimenta, macacos e papagaios. “
Bordalo II expõe em Lisboa obras que questionam a sua evolução como artista e, também, a aparente evolução em contramão da Humanidade.
No próximo ano, o sector nacional do enoturismo vai afirmar-se de forma definitiva fora de portas e reforçar a sua ainda incipiente vertente de internacionalização.
O mundo mudou. Começou com Bandung, mas provavelmente ainda não acabou. A única questão é se conseguiremos mudar em conjunto e para o bem comum da humanidade, em tempos que tanto se precisa de uma governação global que trave a emergência climática e a destruição do planeta.
O espírito crítico e o humor podem ser excelentes aliados para a construção de uma cidadania ativa e construtiva. Que o diga Bordalo Pinheiro, exemplo de convivialidade entre crítico e criticados, sem abdicar da sátira e do humor fino.
Foi preso político, ao lado de Mário Soares, no Aljube, e depois ministro do Estado Novo.