Skip to main content
Capa
Nº 109 | 01 Março 2019
Edição nº 109
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Submersible CARBOTech:  Descobrir o mar
Submersible CARBOTech: Descobrir o mar
 A história da Officine Panerai confunde-se com a própria história da Itália moderna e da cidade de Florença.
Tratado das Contradições e Diferenças de Costumes  Entre a Europa e o Japão
Tratado das Contradições e Diferenças de Costumes Entre a Europa e o Japão
As diferenças culturais entre Portugal – e a Europa, em geral – e o Japão são tão acentuadas quanto fascinantes.
Mazda 3 sedan e a filosofia KODO,  É elegante, simples e ligado às pessoas
Mazda 3 sedan e a filosofia KODO, É elegante, simples e ligado às pessoas
Chegou a nova geração 3 da Mazda, mas apenas nos modelos que mundialmente são mais procurados, a versão sedan (o segmento C que está em clara queda em Portugal) e a versão hatchback de cinco portas e que tem forte procura.
Xisto 2015:  O melhor, entre Bordéus e Douro
Xisto 2015: O melhor, entre Bordéus e Douro
Vem de 2002 esta parceria entre a família Cazes, do Château Lynch-Bages, em Bordéus, e a família Roquette, da Quinta do Crasto, no Douro. Juntando os saberes e os sabores específicos destas duas regiões vitivinícolas de eleição, surgiu o primeiro Xisto, edição de 2003. Quase duas décadas e muitos investimentos e esforços depois, a saga continua.
Ensaio
Exportações: uma história recente de sucesso
Exportações: uma história recente de sucesso
Hoje, as exportações portuguesas exigem mais a têmpera dos navegadores no tempo das Descobertas do que a astúcia do Oliveira da Figueira do Tintin
Atualidade
Negócios: As guerras  do ouro no mundo empresarial
Negócios: As guerras do ouro no mundo empresarial
A Barrick Gold decidiu avançar com uma oferta de compra hostil sobre a rival Newmont. A oferta é de 15,6 mil milhões de euros. Depois deste negócio reacendeu-se o interesse pelo metal precioso e a especulação sobre qual poderia ser a próxima transação a tomar conta do setor. Apesar da queda no último trimestre de 2018, a procura deste metal preciosotem vindo a aumentar.
Retrato Pasta & papel dominam exportações, cimentos resistem
Retrato Pasta & papel dominam exportações, cimentos resistem
No ano passado, a Semapa conseguiu atingir um volume de exportações de 1.664,9 milhões de euros, cerca de 75,8% do volume de negócios global da holding criada por Pedro Queiroz Pereira para a área industrial na pasta & papel (The Navigator Company), cimentos (Secil) e ambiente (ETSA).
“Setor exportador com autonomia financeira mais elevada”
“Setor exportador com autonomia financeira mais elevada”
Entre o impacto do Brexit e a inovação tecnológica, que abre espaço a fontes de financiamento não tradicional, Filipe S. Fernandes, jornalista e autor do ensaio que serviu de ponto de partida para o texto ao lado, deixa-nos alguns números que, não sendo uma radiografia, nos dão pistas importantes sobre as empresas exportadoras.
Queiroz Pereira, A nova vida do maior grupo industrial português
Queiroz Pereira, A nova vida do maior grupo industrial português
Pedro Queiroz Pereira, falecido em agosto do ano passado, ficou para a História como um empresário audacioso, pragmático e visionário. O império que deixou às três filhas fatura mais de dois mil milhões de euros por ano e serão vários os interessados em ‘joias da coroa’ como a Navigator, a Secil e o Hotel Ritz. Mas a família pretende manter os ativos e a estratégia passa por continuar a crescer e a valorizar o património familiar, incluindo por via de aquisições. O grupo deverá, parajá continuar nas mãos do clã, com o apoio de gestores da ‘escola’ McKinsey.
Nazaré Costa Cabral: Mãe de quatro filhos, leitora compulsiva  e  “bem disposta”
Nazaré Costa Cabral: Mãe de quatro filhos, leitora compulsiva e “bem disposta”
Nova presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas (CFP)falou ao Jornal Económico sobre os desafiosà frente do organismo, como conciliou a carreira e a maternidade e os seus principais ‘hobbies’.