Capa
Nº 32 | 18 Julho 2025

Notícias
Special Report Seguros
Conferência

O setor segurador está a crescer de forma consistente, o que permite às companhias ganharem o músculo necessário para enfrentar os desafios gerados pela incerteza e pela mudança.

A inteligência artificial, os sensores IoT, os dados em tempo real e os programas informáticos de avaliação de informação de última geração permitiram às seguradoras melhorar a sua performance em todas as fases da cadeia de valor.

As palavras mais ouvidas dos gestores do setor segurador são incerteza e instabilidade. Constituem o principal risco e a nova realidade. Mas há mais: forças poderosas que vão provocar alterações no mercado, imediatamente e a prazo.

A evolução da Inteligência Artificial (IA) pode colocar em perigo o papel dos mediadores e a sua atividade. O aviso foi deixado por Miriam Nicolau da Costa, presidente da Associação FIF Portugal – Fórum Insurtech Fintech, nesta conferência.

Gonçalo Castro Pereira, vice-presidente da Gamalife, defende que toda a população quer viver mais e com melhor qualidade, mas frisa que não podem estar dependentes do Estado.

O papel interventivo do regulador é visto com bons olhos, mas o excesso pode colocar entraves. Quanto à literacia do risco, o setor financeiro “tem grandes responsabilidades”.