Skip to main content
Capa
Nº 66 | 27 Abril 2018
Edição nº 66
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
Adriano Magone traz  a Lisboa o DJ da lendária Studio 54 para a ‘Private Dancer’ em maio
Adriano Magone traz a Lisboa o DJ da lendária Studio 54 para a ‘Private Dancer’ em maio
Jellybean Benitez foi o DJ residente da mítica discoteca de Manhattan nos anos 70/80. Em maio vem a Lisboa pela mão do DJ português Adriano Magone para uma iniciativa inédita: recriar a Studio 54 na capital, num evento de laser e som. No dia 12, o Pavilhão Carlos Lopes recebe a Private Dancer: ‘A Night At Studio 54’.
Espaço: Tecnologia portuguesa  à conquista  de Marte
Espaço: Tecnologia portuguesa à conquista de Marte
São várias as empresas portuguesas que participam em missões ao “planeta vermelho”. O consórcio liderado pela Amorim Cork Composites, a Critical Software, ou a Active Space Technologies estão a trabalhar em vários projetos com o objetivo de explorar Marte.
País Basco ETA: a vitória  da democracia espanhola sobre o terrorismo
País Basco ETA: a vitória da democracia espanhola sobre o terrorismo
Depois de quase seis décadas a espalhar o terror em Espanha, a organização terrorista ETA anunciou que “concluiu o seu ciclo e função” e vai extinguir-se. O grupo independentista basco chega ao fim como uma organização esgotada, que falhou em cumprir os objetivos a que se propôs e que deixa sérias interrogações: o que vão fazer agora os antigos etarras que cometeram crimes de sangue e são procurados pela Justiça? E onde estão as armas que a ETA acumulou durante décadas?
Fernando Aramburu: “Há uma tendência clara de regresso  à censura”
Fernando Aramburu: “Há uma tendência clara de regresso à censura”
Aproxima-se o Dia D. ‘D’ de dissolução da ETA. A reconciliação ainda está por fazer, a convivência começa, quiçá, a dar os primeiros passos, o perdão, esse, tardará. Em entrevista, Fernando Aramburu, escritor basco radicado na Alemanha, destaca a importância da convivência social e da normalização política no País Basco, mas realça que “não é possível construir a convivência sem a memória”.
Wine & Soul Produtores do Douro partem à conquista  da Rússia  e da América Latina
Wine & Soul Produtores do Douro partem à conquista da Rússia e da América Latina
Implantada na região do Cima Corgo, nos vales do Pinhão e de Mendiz, a empresa Wine & Soul dedica-se desde 2001 à produção de vinhos do Douro, mas também vinhos do Porto e azeite, além de prestar serviços de enoturismo. A dupla formada por Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges já investiu três milhões nas vinhas e nos vinhos. Os mercados externos já valem 60% das vendas.
5 Sentidos
Herberto Helder:  O repórter “em minúsculas”
Herberto Helder: O repórter “em minúsculas”
Se perguntassem a Herberto Helder se alguma vez foi jornalista é possível que respondesse, com um sorriso irónico ou até alguma irritação, que não. Diria, talvez, que escreveu no Notícia para poder viver em Angola.
Mercedes GLE 350d. Tudo em grande, a começar pelo motor
Mercedes GLE 350d. Tudo em grande, a começar pelo motor
Soberbo motor. Grande preço (e nem sequer é literal, é taxativo). Conforto no máximo. Estes são superlativos que se aplicam ao Mercedes GLE 350 d 4Matic, uma máquina que faz a diferença em qualquer piso de alcatrão, terra batida ou lama. Um cinco estrelas a pedir mais uma.
Um Diário Russo e um clássico  da reportagem jornalística
Um Diário Russo e um clássico da reportagem jornalística
Sabemos que este diário não vai agradar à esquerda ortodoxa nem à direita boçal. A primeira vai dizer que ele é anti-russo, a segunda que é pró-russo”.
FIMFA Lx: há 18 anos a surpreender  e a desafiar os limites da criatividade
FIMFA Lx: há 18 anos a surpreender e a desafiar os limites da criatividade
O que leva largas dezenas de adultos a encher uma sala de teatro para ver marionetas e formas animadas? A pergunta continua por responder ao fim de 18 edições do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa – FIMFA Lx, que chega este ano à maioridade.