Skip to main content

Universidade da Madeira quer incentivar empreendedorismo com centro de investigação

Instituição já tem 17 cursos com disciplinas de empreendedorismo. Vice-reitora Elsa Fernandes salienta ligação com sector empresarial que fica demonstrada no aumento do número de projetos Prociência. Edestaca impacto do gabinete de transferência do conhecimento.

A Madeira esteve em destaque no concurso nacional Poliempreende, que decorreu em setembro, ficando em segundo lugar a nível nacional. Uma distinção indissociável à aposta que tem sido feito pela Universidade da Madeira (UMa) nesta área, tendo 17 cursos com disciplinas de empreendedorismo que abrangem cerca de 500 alunos, como refere Elsa Fernandes, vice-reitora da instituição de ensino superior madeirense. Mas a aposta poderá não ficar por aqui, visto que serão criados e desenvolvidos um centro de investigação e um gabinete de transferência de conhecimento.
“A estratégia da UMa passa não só pela parte letiva, de lecionar disciplinas relacionadas com o empreendedorismo, mas também por dar aos alunos a oportunidade de participar em concursos de empreendedorismo como o rs4e para universitários [road show for entrepreneurship], organizado pela Startup Madeira, o Poliempreende, o Born from Knowledge, promovido pela agência Nacional de Inovação (ANI), além de existir a possibilidade de participar no European Innovation Academy, entre outros”, salienta Elsa Fernandes.

Isto tem levado a que nos últimos quatro anos outros tantos alunos da UMa tenham sido premiados em concursos desta natureza. Elsa Fernandes destaca também o trabalho desenvolvido pelos docentes não só no incentivo à participação de alunos como no apoio ao desenvolvimento do plano de negócio.
A localização da Universidade da Madeira coloca-a na proximidade de outro polo de empreendedorismo da região autónoma, a Startup Madeira. A esse propósito, Elsa Fernandes sublinha que existe uma colaboração “frutífera” entre a UMa e a Startup Madeira, até porque a instituição de ensino superior madeirense é sócia dessa entidade.
A vice-reitora destaca a participação de elementos da Startup Madeira e da Universidade da Madeira como membros do júri ou até como participantes em eventos de ambas as instituições.

“Além disso, há inúmeras outras iniciativas em que a excelente relação de trabalho desenvolvida entre as duas entidades é fundamental. Posso referir duas: a criação do Smart Island Hub, coordenada pela Arditi – de que a Universidade da Madeira é também associada – e da qual fazem parte, entre outras entidades, a Universidade da Madeira e a StartUp Madeira. A segunda é o recente curso de requalificação de licenciados desempregados – Requalificar + Digital – no âmbito de um programa da Secretaria Regional da Economia, da StartUp Madeira e da Universidade da Madeira”, explica Elsa Fernandes.
A vice-reitora considera fundamental a ligação da Universidade da Madeira às empresas e ao empreendedorismo, e que uma prova disso se encontra no “aumento significativo” do número de projetos Prociência (projetos entre a UMa e as empresas).
“Este aumento deve-se ao facto de os nossos investigadores pretenderem contribuir para o crescimento do tecido empresarial da região autónoma, mas também aos empresários por terem percebido que a UMa poderia ser um excelente veículo para o seu desenvolvimento e para a possibilidade de trazer a inovação para as suas empresas”, vinca Elsa Fernandes.

A vice-reitora da UMa reforça o apoio da instituição de ensino superior aos projetos de investigação, através dos seus investigadores e centros de investigação e também com seminários que têm como objetivo dar a conhecer o que a UMa tem para oferecer às empresas e como podem colaborar.
Outra ferramenta destacada por Elsa Fernandes é o gabinete de transferência do conhecimento, que tem entre os seus objetivos “o patenteamento, o registo de ideias, registo de marcas, a criação de spin-offs e a mediação entre as empresas e a Universidade”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico