Skip to main content

Turistas da Polónia ganham influência com a pandemia

Reforço dos mercados emergentes sucedeu quando o número de destinos disponíveis diminuiu, mas poderá manter-se. Portugal, Alemanha, Reino Unido, França, Polónia e Países Baixos lideram o mercado quanto ao número de hóspedes.

Com a chegada da Covid-19, em março de 2020, a economia regional começou a navegar à deriva face ao forte abalo e também à sua exposição ao turismo. E esse sector registou algumas modificações nos seus mercados, pois embora Portugal tenha mantido a liderança no número de hóspedes a entrar na Madeira e PortoSanto, nas dormidas houve mudanças no topo da tabela e um reforço dos turistas de Leste, sobretudo da Polónia.
Entre 2019 e junho de 2021 verificaram-se algumas mudanças nos mercados turísticos da Madeira. No que toca à entrada de hóspedes as seis primeiras posições ficaram distribuídas por Portugal, Alemanha, Reino Unido, França, Polónia e Países Baixos.

E se Portugal manteve a liderança, houve mexidas no pódio. Em 2019 o segundo posto pertenceu à Alemanha, seguida pelo Reino Unido. Já em 2020 inverteram-se os lugares entre os dois países e entre janeiro e junho de 2021 destacaram-se a Alemanha e França atrás dos turistas nacionais.
Quanto a número de dormidas houve várias alterações. Em 2019 liderava a Alemanha, seguida pelo Reino Unido e por Portugal. Em 2020 o pódio passou a ser ocupado por Reino Unido, Alemanha e Portugal, e entre janeiro e junho deste ano Portugal, Alemanha e Reino Unido ocuparam as posições cimeiras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico