Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 32 | 06 Setembro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Especial Eleições
Perspetiva
Protagonista
Empresas
Região
Cultura & Lazer
Os diferentes partidos apresentam várias propostas para reduzir impostos. A defesa da Zona Franca e a estratégia para o turismo são outros temas fortes.
O PSD quer avançar com uma descida progressiva do IRC e IRS, e ponderam ainda uma redução no IVA através da revisão da Lei das Finanças Regionais.
Um regime de baixa fiscalidade é uma das apostas dos centristas para a economia madeirense.
Em 47 deputados, 25 serão estreantes, segundo as últimas sondagens. PS e BE lideram renovação.
A grande preocupação do Juntos pelo Povo (JPP) é a sustentabilidade das contas públicas, dado que este partido considera que qualquer programa do ponto de vista da despesa está condicionado pela questão da dívida da Região.
Entre as medidas que a CDU defende está um regime fiscal próprio para a Região, com a particularidade de criar um imposto para os detentores de patrimónios e carros de luxo.
O PTP antes de propor medidas sublinha a “dívida gigantesca, herança do jardinismo”, que obriga a que saiam 600 milhões de euros do orçamento regional.
A Aliança defende que o equilíbrio social tem de ser um princípio da governação, algo que não acontece na região, onde em vez de se ter solidariedade temos uma “região assistencialista”.
Trazer para o domínio público atividades estratégicas para a Região é a proridade do Bloco de Esquerda.
Luís Miguel Sousa diz que o facto de o Grupo Sousa ter nascido na Madeira faz com que entenda melhor as necessidades de quem vive nas ilhas, constituindo uma vantagem face à concorrência. E admite novas aquisições após a conclusão da compra da Svitzer.
Em entrevista, Carlos Pereira diz que é preciso ir mais longe na questão dos juros e corrigir falhas no subsídio de mobilidade. O ex-líder do PS explica porque aceitou liderar lista candidata às legislativas.
Carlos Pereira diz que se “não existir consenso” entre os deputados da Madeira, com assento na Assembleia da República, torna-se difícil ou até mesmo impossível aprovar o que quer que seja.
O candidato socialista diz que este é o momento de construir consensos para ganhar batalhas a favor da Madeira.
É possível que as Cabras das Desertas estejam aparentadas geneticamente com as cabras do Bugio, extintas em 2006.
Com apenas dois anos de história, os vinhos ‘Ilha’ estão a ganhar a confiança dos consumidores.
A reabilitação de um AVC é lenta, pelo que a componente motivacional dos videojogos é uma vantagem. Os pacientes sentem que estes são um agente ativo do processo.
Empresa de gestão documental quer promover encontros no Funchal para criar ‘awareness’ sobre o processo de transformação digital. EAD veio para a Madeira em 2009 e promete reforçar aposta.
Conferência organizada pelo EM e JE reuniu líderes políticos e empresariais para debater o futuro da Região. Vice-presidente do Governo defendeu o desempenho orçamental e económico da Madeira.
A Madeira precisa de mão de obra qualificada, fiscalidade mais favorável e menos intervenção estatal, segundo empresários e especialistas.
Docente do ISCTE diz que os alunos portugueses de empreendedorismo e inovação são “altamente apetecíveis” para as empresas.
A Festa do Cinema Italiano vai decorrer entre os dias 12 e 15 de setembro, no Teatro Municipal Baltazar Dias.