Capa
Nº 564 | 05 Maio 2026
Notícias
Empresas & Negócios
Economia
Economia & Política
Mundo
O novo gigante dos elevadores terá sede na Finlândia, mais de 100 mil trabalhadores em 100 países e uma faturação anual de 20,5 mil milhões de euros.
Miranda Sarmento aponta agora para 85% ou 86% do PIB, depois de ter apontado para 87,5% no documento enviado à Comissão Europeia. O ministro afirmou ainda que o Governo vai “tomar as medidas necessárias” para pôr em marcha o novo imposto sobre os lucros das energéticas. E não descarta que o Governo tente ir mais longe nos descontos do ISP se a situação no Médio Oriente se agravar.
A concretizar-se a projeção do Ministério das Finanças para o investimento, seria o ano de maior aceleração desta componente do PIB desde 2000 - uma possibilidade agravada pela incerteza criada pelo conflito no Médio Oriente, tal como a dinâmica de preços, onde o Governo também se mostra otimista.
Notícias falsas, navios bloqueados, um incêndio a bordo de um deles e finalmente um ataque iraniano aos Emirados Árabes Unidos, antigo membro da OPEP. Num quadro em que o cessar-fogo ainda se mantém, a tensão no estreito anuncia novos combates.
O primeiro-ministro canadiano é o 'outsider' na cimeira da Comunidade Política Europeia, a ter lugar na Arménia. Os trabalhos ficaram marcados pela decisão de Trump retirar militares dos EUA estacionados na Europa. A Europa vai-se convencendo, apesar de Mark Rutte, que terá de se defender sozinha.