Capa
Nº 494 | 29 Dezembro 2025
Notícias
Educação
Mercados
Economia & Política
Mundo
Empresas
Sam Izadloo, de 26 anos, refugiado ucraniano, estudante do Mestrado Integrado em Medicina, desenvolveu uma plataforma inovadora de health-tech para melhorar e acelerar a deteção precoce do cancro da pele. A solução encontra-se em fase piloto e a equipa procura realizar parcerias com hospitais e clínicas para preparar a documentação necessária – incluindo a conformidade com o regulamento europeu CE MDR.
A IA, o ouro e a prata levaram algumas ações a renovar máximos históricos, como a mineradora mexicana Fresnillo, que disparou mais de 400% este ano. Entre as cotadas com pior desempenho nos mercados globais estão empresas do setor do retalho e private equity.
Novas taxas ambientais que podem ir dos 40 aos 144 euros por tonelada colocam em causa a viabilidade da agricultura arável na União Europeia e em Portugal. Se a UE não recuar a partir de 1 de janeiro a fatura chegará também ao prato dos portugueses.
A inflação e o défice orçamental são os dois grandes desafios da Bulgária, num contexto em que a dívida pública é um dos melhores indicadores do país. Mas, repentinamente, acusado de não conseguir controlar a corrupção, o primeiro-ministro renunciou. Há eleições algures em janeiro.
Exportações de brinquedos para fora da União Europeia totalizam cerca de um terço das importações: 2,5 mil milhões de euros, versus 7,1 mil milhões. A China é o maior fornecedor com 80% do total, de acordo com dados do Eurostat.
O presidente ucraniano tenta convencer os Estados Unidos de que a entrega de território à Rússia, parte dele ainda nas mãos da própria Ucrânia, é inaceitável. Mas Trump tem-se mostrado pouco aberto à ideia, que os europeus também defendem.
São a elite da elite, 0,001% da população mundial e o seu património continua a crescer. A seguir, surgem os 10% que detêm 75% da riqueza global. Já os 2,8 mil milhões que compõem os 50% mais pobres precisariam de 50 estádios para os encher.
Uma reunião informal promovida pela primeira-ministra Giorgia Meloni em parceria com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirma o ascendente da líder italiana em matéria de imigração. Mas não exatamente no sentido que se esperava.
A Havi Portugal que reforçar o papel da filial portuguesa no grupo, conferindo-lhe um papel destaque a nível tecnológico. Plano de investimento para o país é de 200 milhões de euros e reforço na região Norte já está calculado: 18 milhões de euros.