Capa
Nº 407 | 24 Julho 2025

Notícias
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças

Governo vai apresentar esta quinta-feira aos parceiros sociais mexidas na legislação laboral, nomeadamente a proposta que dá aos trabalhadores a possibilidade de gozarem um ou mais dias de férias, com redução no salário, mas sem prejuízo nos outros direitos. Confederações patronais concordam com a ideia "base" e definem condições para que a proposta tenha pernas para andar. Centrais sindicais esperam para ver conteúdo da medida mas alertam para impossibilidade jurídica e para uma "desigualdade gritante" caso a ideia avance tal e qual como o executivo a designou no seu programa. Serviços mínimos e fim das restrições à subcontratação estarão também em cima da mesa.

O euro aproxima-se de valores considerados "complicados" por boa parte dos governadores nacionais e o prazo de 1 de agosto para obter um acordo comercial com os EUA está quase a chegar, tornando o cenário imediato para a zona euro altamente incerto.

O Japão terá de investir 550 mil milhões de dólares nos EUA, mas 90% dos lucros terão de ser reaplicados na maior economia do mundo, moldes pouco favoráveis para as empresas japonesas. Ainda assim, a tarifa de 15% para o sector automóvel é uma clara vitória.

O processo Foi conduzido no círculo mais restrito do primeiro-ministro que tem guardado a sete chaves o nome do próximo governador do Banco de Portugal, mas é Álvaro Santos Pereira o escolhido, apurou o Jornal Económico.

Com o apoio do Jornal Económico, o Encontro Fora da Caixa vai envolver um painel empresarial e intervenções, de que serão protagonistas empresários, especialistas, académicos e representantes institucionais. O evento é promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Veja em direito no site e nas redes sociais do JE.

O código de prática para a IA (que se engloba no AI Act), publicado em julho pela UE, apesar de voluntário, tem gerado discórdia. Para além da rejeição da Meta, um conjunto de 40 empresas europeias pediram um adiamento. OpenAI e Microsoft estão do outro lado da barricada.

Novo diretor-geral da B. Braun Portugal traça os objetivos e as metas para o negócio em solo luso, depois de um ano em que o volume de vendas atingiu um valor recorde - mais de 87 milhões. Entre os vários projetos inovadores da empresa, Rodrigo Barroso destaca um que promete "ajudar muitos hospitais com o desafio de libertar camas e reduzir custos de internamento".

O estudo é da PwC e revela que os IPO no primeiro semestre de 2025 na Europa (incluindo o Reino Unido) alcançaram o montante de 4,0 mil milhões de euros – com 16 operações de entrada em bolsa, representando uma queda significativa em comparação com o primeiro semestre de 2024, que registou 11,5 mil milhões de euros captados.