Capa
Nº 339 | 13 Março 2025

Notícias
Economia & Política
Empresas
Mercados & Finanças

Dado o efeito carry-over de 1,4%, o país fica em linha para crescer acima de 2% "e até próximo de 2,5%", avançou o ministro das Finanças. Já de olho na campanha, Miranda Sarmento destacou as medidas positivas para o país desta legislatura e garante que o PSD "está unido" em torno do seu líder.

Partidos querem ir depressa a votos para que país possa sair do impasse em que se encontra depois da queda do Governo. Na ressaca do braço de ferro do debate que consumou o chumbo da moção de confiança, PSD e PS definiram já o tom da campanha, com os socialistas a deixar um lembrete a Luís Montenegro quanto a cenários futuros de governabilidade.

Analistas acreditam que o acordo de cessar-fogo vai prever alívios às sanções sobre os combustíveis fósseis russos, aliviando os preços do gás e petróleo nos mercados internacionais.

O presidente do Clube dos Pequenos Acionistas diz ao JE que uma IPO do Novobanco é "desejável" e que a própria TAP poderia abrir capital ao público, algo que "não é incompatível com o processo de negociação com um parceiro estratégico".

Portugal, mercado em que a Kiabi viu a faturação crescer 20% em 2024, apresenta-se como estratégico para a marca de moda francesa, garante o diretor-geral para Espanha e Portugal em entrevista ao JE.

O regulamento da UE destinado aos criptoativos já foi transposto para a lei de vários Estados-membros mas, em Portugal, as empresas nem sabem ainda quem será o regulador do mercado. O mercado nacional está a desperdiçar oportunidades, investimentos e postos de trabalho qualificados.