Capa
Nº 389 | 02 Agosto 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Pessoas
Livros
5 Sentidos
Ensaio
Um canivete suíço, uma esferográfica e um cartão dobrado ao meio foi quanto bastou a Stéphane Breitwieser para roubar obras de arte no valor de dois mil milhões de dólares. Michael Finkel quis contar a história deste ladrão de arte francês que escapou à justiça durante oito anos. E nós, nesta entrevista exclusiva ao Et Cetera, quisemos saber mais sobre o encontro entre os dois, que deu um livro.
‘A realidade supera a ficção’ é uma frase que casa bem com o amor de um ladrão pela arte e a obsessão de um escritor por personagens complexas. O resultado está aí, em 200 páginas.
Nesta obra, Amin Maalouf propõe uma reflexão sobre os últimos dois séculos da História de três países que, cada um à sua maneira, têm posto em causa a supremacia ocidental: o Japão imperial, a Rússia soviética e a China.
Antes de falarmos na exposição de Luísa Jacinto, “Shining Indifference”, lembramos que a sala onde esta se apresenta, na Central Tejo | MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, é especialmente dedicada a artistas portugueses, cujo trabalho enforme “inovação e um caráter instalativo”.
Parece que é desta que o verão veio para ficar, depois de tantas hesitações que não só dececionaram os indefetíveis do estio, como surpreenderam os mais empedernidos defensores do tempo fresco.
Este último mês voltou a concentrar a nossa atenção na política norte-americana.