Skip to main content
Capa
Nº 365 | 16 Fevereiro 2024
Edição nº 365
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
José Pedro Pereira da Costa: o André  Villas-Boas das finanças
José Pedro Pereira da Costa: o André Villas-Boas das finanças
Os portuenses são chamados este ano a votarem nas eleições antecipadas de março e nas europeias de junho – mas nada disso assume a importância dessas outras eleições: as da presidência do Futebol Clube do Porto – uma espécie de califado (mais ou menos) democrático que, como o otomano, tem guarda pretoriana, janíçaros e amizades eternas enquanto duram.
Tema
O mundo  de aventuras na versão Donald Trump
O mundo de aventuras na versão Donald Trump
É cada vez mais claro para todos que Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos. O seu regresso coloca novos desafios a todo o globo – mas de algum modo aos europeus em particular. É que, nos quatro anos que medeiam entre a primeira e a segunda provável vitória de Trump, a Rússia invadiu a Ucrânia. E isso muda tudo. Ou então não: os europeus continuam a acreditar que, no fim, sobrevivem sempre – o que, até agora, tem sido verdade.
Pessoas
“A literacia alimentar  é uma área  em que não  se investe”
“A literacia alimentar é uma área em que não se investe”
Entrevista Cláudia Viegas A nutricionista e Profª da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, em Lisboa, alerta para o “ruído e desinformação na área da alimentação e nutrição”, que grassa nas redes sociais, e também para a perda de cultura gastronómica.
Ciclo de Cinema
Godard,  o controverso,  fez sonhar  e pensar
Godard, o controverso, fez sonhar e pensar
Adorado e injuriado, Jean-Luc Godard nunca deixou de despertar paixões. A partir de 22 de fevereiro, a Leopardo Filmes lança em diversas salas do país 11 filmes do cineasta, das grandes obras do início da ‘Nouvelle Vague’ a “Valha-me Deus”.
5 Sentidos
A inteligência invisível  do nosso ecossistema
A inteligência invisível do nosso ecossistema
Para Charles Darwin, “a evolução está escrita nas asas das borboletas”. Já o artista ambiental alemão Roger Rigorth preteriu a questão da ‘evolução’ pela chamada de atenção para a “inteligência invisível do nosso ecossistema”. Como? Através da nova instalação artística criada expressamente para a Quinta do Pisão, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, a que deu o nome de “Uma Semente Cria uma Floresta”.
O ativismo  de Paula Rego  em ‘Manifesto’
O ativismo de Paula Rego em ‘Manifesto’
Uma figura feminina, ensimesmada, em postura defensiva, está ladeada por dois homens sem rosto, que ostentam uma broca e uma chave de parafusos.