Skip to main content
Capa
Nº 336 | 28 Julho 2023
Edição nº 336
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Papa Francisco: “Esta economia doente mata”
Papa Francisco: “Esta economia doente mata”
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, que chega a Lisboa no próximo dia 1, tem-se destacado pela ênfase que coloca na “opção preferencial pelos pobres”, sensibilizando a sociedade e os governos para a necessidade de combater a pobreza e melhorar as condições de vida.
Tema
Paula Rego, “Mudam-se  as histórias, mudam-se  os estilos”
Paula Rego, “Mudam-se as histórias, mudam-se os estilos”
Comissariada por Catarina Alfaro, curadora e coordenadora da programação e conservação da Casa das Histórias Paula Rego, a exposição “Mudam-se as histórias, mudam-se os estilos” apresenta uma cuidadosa seleção de obras da autoria de Paula Rego que integram a Coleção da Câmara Municipal de Cascais / Fundação D. Luís I / CHPR, além de obras que integram importantes coleções privadas nacionais, para oferecer ao público uma visão perspetiva do seu percurso criativo, desde a década de 1950 até aos últimos anos de produção artística.
Mediterrânica é a dieta Património da Humanidade sem rival
Mediterrânica é a dieta Património da Humanidade sem rival
Sim, o tempo voa. É um chavão e uma constatação. Em dezembro deste ano, serão assinalados dez anos sobre a classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. De então a esta parte, o mundo continuou a mudar, numa voragem de tendências, onde os mitos têm presença garantida, especialmente no que a dietas diz respeito. Umas serão modas passageiras, outras conquistam adeptos por mais tempo, mas, “formosa e segura”, segue a Dieta Mediterrânica, que vê confirmadas as suas virtudes ano após ano pelos mais diversos especialistas em matéria de alimentação.
Pessoas
A arquiteta que pinta  em conjunto com a natureza
A arquiteta que pinta em conjunto com a natureza
O fator surpresa continua a emocionar a arquiteta que escolheu ser pintora, e que é um dos expoentes do Land Art. Casada com o escritor Paulo Coelho, Christina Oiticica partilha com o JE o seu amor pela natureza, a propósito da sua primeira exposição em Portugal.
5 Sentidos
O fascínio pela Antártida, hoje e sempre
O fascínio pela Antártida, hoje e sempre
Henry Worsley, fascinado com a história de Shackleton, acreditou que poderia levar até ao fim a aventura do seu herói. David Grann narra essa odisseia. Uma sugestão da livraria Palavra de Viajante.
O sol, o mar  do Guincho, gastronomia  e muito descanso
O sol, o mar do Guincho, gastronomia e muito descanso
Com os braços apoiados no muro onde termina a piscina aquecida e de água salgada do The Oitavos, admira-se a vista e percebe-se porque Cristiano Ronaldo escolheu a Quinta da Marinha, em Cascais, para construir a sua próxima luxuosa casa, que podemos observar, ainda em construção, do hotel. Integrado no Parque Natural Sintra-Cascais, o The Oitavos, um hotel de 5 estrelas, é ideal para fugir ao reboliço da cidade.
O Papa para cá e para lá
O Papa para cá e para lá
Em 2018, Wim Wenders realizou Papa Francisco: Um Homem de Palavra, em que o realizador alemão teve acesso exclusivo e sem restrições ao Vaticano e ao quotidiano do Sumo Pontífice. Combinando imagens das viagens do Papa com declarações públicas deste ou proferidas para o filme, Papa Francisco: Um Homem de Sucesso é um documentário diligente, edificante, algo palavroso e completamente reverente. Além de faltar informação sobre a vida pré-papal de Francisco, o filme não apresenta um único ângulo analítico ou crítico da personalidade do biografado, e das suas opiniões e acções enquanto ocupante da cadeira de Pedro na Terra.