Capa
Nº 163 | 20 Março 2020
![Edição nº 163](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/20mar__Etcetera.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
![Renault Trafic Bus: Chegou o luxo francês](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/suv.png)
Só para VIP, dirão alguns. Não é verdade. O construtor francês Renault comercializa há 40 anos o furgão Trafic e não deixa de inovar.
![Vinho 0% original: Um trio sem álcool e sem restrições](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/original.png)
“Com quase dois séculos de história, a José Maria da Fonseca continua a inovar, apresentando soluções para todos os gostos. A novidade é uma gama completa de vinho sem álcool disponível em tinto, branco e rosé. ‘0%riginal’ é a nova marca da José Maria da Fonseca que proporciona toda a experiência de degustação de um vinho sem a presença de álcool”
![Viagem à Volta do Meu Quarto: Inspirador em tempos de isolamento social](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/viagem-a-volta-do-meu-quarto.png)
Dadas as restrições de movimentos a que o mundo está sujeito atualmente, quase que poderíamos dizer que o autor era um homem à frente do seu tempo.
![Vozes silenciadas](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ENSAIO__20mar.jpg)
Certos grupos, dada a organização social existente, sempre estiveram consignados ao silêncio. Não porque não tivessem voz, não fossem parte daquela sociedade, ou não contribuíssem para o seu quotidiano, mas simplesmente porque a sua voz era silenciada por quem podia fazê-lo.
![Dietmar Hopp: De homem mais odiado do futebol germânico a grande esperança de uma cura para o Covid-19](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Dietmar-Hopp.png)
Ganhou uma fortuna com “software” e com jogadores de futebol e talvez se preparasse para fazer outro tanto
com uma vacina que ainda nem sequer existe. A polémica entre a Alemanha e os Estados Unidos acabou por trazer ao de cima o homem simples e preocupado com a humanidade que parece também haver dentro de si.
![Joe Biden: Um democrata com ares de republicano, ou vice-versa](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Joe-Biden.png)
Disse um dia que preferia votar no Rato Mickey do que em Richard Nixon, mas votou a favor do pedido de George W. Bush para invadir o Iraque. Foi vice de Barack Obama, mas parece ter reservas antigas sobre o ObamaCare. Quis ser candidato às primárias democratas de 1988, mas inventou a sua biografia. Donald Trump apelida-o de ‘Sleepy’ Biden e está à espera dele para lhe atirar com todo o arsenal de guerra.
![Tag Heuer Connected: Isto anda tudo ligado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Tag-Heuer-Connected.png)
No ecrã, os clientes podem escolher entre cinco mostradores TAG Heuer diferentes, de inspiração mecânica ou digital, e personalizá-los.
![“O Padrinho”: De 1972 para a Netflix de 2020](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/padrinho.png)
Vou fazer-lhe uma oferta que ele não pode recusar”. A oferta? Estamos convidados para ver “O Padrinho” na Netflix.