Skip to main content
Capa
Nº 18 | 09 Fevereiro 2024
Edição nº 18
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Guia Fiscal 2024
Carga tributária está “além do desejável”  na classe média
Carga tributária está “além do desejável” na classe média
IRS e Património : A carga de tributação é excessiva mesmo quando comparada com o que acontece na UE e há uma medida nas mais-valias à qual é preciso ter atenção, alertam partners da EY.
Derrama devia ter acabado “há seis ou sete anos”
IRC : Há dúvidas sobre a legalidade e constitucionalidade de alguns tributos, o que pode criar encargos futuros consideráveis para o Estado, caso os tribunais deem razão às empresas.
“Impostos indiretos são os maus da fita” do OE2024
Impostos Indiretos : Estes são “os maus da fita” porque são quem acaba por por pagar a festa”, defendeu Amílcar Cabral, partner. Custo do IRS refletiu-se num “aumento transversal”.
Portugueses vão conseguir recuperar imposto sobre mais-valias das casas
Portugueses vão conseguir recuperar imposto sobre mais-valias das casas
Imóveis a O programa ‘Mais Habitação’ tinha suspendido o período para o reinvestimento dos ganhos com a venda de uma habitação própria e permanente entre 1 de janeiro de 2020 e 2022.
Mexidas nos escalões do IRS  e mais deduções dão alívio fiscal
Mexidas nos escalões do IRS e mais deduções dão alívio fiscal
Famílias : Redução transversal do IRS é a grande marca do OE2024. Medida dá este ano mais rendimento disponível pela alteração das retenções. Alívio fiscal só será sentido pelos contribuintes no acerto de contas com fisco no próximo ano.
Incentivo à Capitalização brilha nas medidas  para as empresas
Incentivo à Capitalização brilha nas medidas para as empresas
Empresas : Aplicada desde o ano passado e otimizada para este ano, o Incentivo à Capitaliação das Empresas poderá induzir atitude positiva nos investidores. Mas há medidas que primam pela ausência no OEpara 2024.
Aumento das taxas sobre tabaco e álcool vai levar  mais portugueses a Espanha
Aumento das taxas sobre tabaco e álcool vai levar mais portugueses a Espanha
Carga fiscal : Os impostos indiretos vão sofrer um aumento generalizado, depois das mexidas no IRS, tendo sido esta a forma encontrada pelo Governo para ir recuperar a receita perdida. Especialista fiscal alerta que a subida das taxas sobre o tabaco, álcool e combustíveis vão levar as famílias portuguesas a irem procurar mais estes produtos no outro lado da raia, onde a carga fiscal sobre estes bens é mais leve do que em Portugal.