Capa
Nº 31 | 02 Agosto 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Perspetiva
Empresas
Grande Entrevista
Região
Cultura & Lazer
Sociais-democratas defendem que não havendo uma maioria absoluta a região fica desgovernada, enquanto os socialistas rejeitam acordos com aqueles que querem deixar tudo igual.
O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.
O crescimento urbano, os projetos turísticos e o desinteresse dos jovens pela agricultura tendem a limitar a área de vinha na Madeira.
O programa Apps For Good premeia aplicações desenvolvidas por alunos, tendo por meta o desenvolvimento sustentável. A aplicação SOS Adolescência venceu o concurso regional e a 13 de setembro disputará a fase nacional, com mais 21 equipas.
O líder dos centristas madeirenses afirma que se o povo der essa oportunidade de governação ao CDS-PP o partido “saberá estar à altura dos desafios”.
Além do cenário eleitoral, líder do CDS-PP Madeira quer aprofundar o Tratado de Lisboa na vertente da ultraperiferia da UE.
O administrador executivo da SDM, Filipe Teixeira, afirma que “sem os incentivos fiscais não teria sido possível atrair o investimento externo que se fixou na Madeira”.
“Temos dificuldade em aceder a verbas que são fundamentais para nós, incluindo algumas que são do politécnico”, alerta o reitor da UMa, José Carmo. Isto “dificulta a situação financeira da Universidade”.
A dívida financeira da administração regional cresceu de 1,5 mil milhões para 3,6 mil milhões de euros entre 2012 e o primeiro trimestre de 2019. Dívida não financeira fez percurso inverso.
Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.
O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
A Festa do Vinho vai acontecer na região entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro. O dia 7 de setembro reserva uma vindima ao vivo no Estreito de Câmara de Lobos.