Lojas mais pequenas, 500 postos de trabalho e um investimento de transição de Media Markt para Darty que ronda os 5 milhões de euros, nos primeiros três meses, são estes os planos para a empresa que se quer focar em eletrodomésticos e tecnologia, explicou Nuno Luz, managing director da Fnac Darty Iberia ao Jornal Económico.
Nuno Luz recordou que "nós adquirimos a Media Markt, a operação em Portugal, em outubro de 2023 e logo depois fechamos com o grupo Sinconomi de termos uma autorização para utilização de marca".
"Ou seja, quando adquirimos o negócio já sabíamos que obrigatoriamente teríamos de alterar a marca da ex-Media Markt. E portanto, tivemos aqui dois anos a estudar qual seria a melhor opção. Entre lançarmos uma nova marca em Portugal ou utilizarmos uma marca do Grupo. No final decidimos lançar a Darty, que já tem um historial. É uma marca francesa com 70 anos e é uma marca que representa os valores que nós queremos implementar", lembrou.
Quando questionado sobre quanto custou a mudança de marca, Nuno Luz referiu que "entre a remodelação das lojas e o investimento inicial rondou ou vai rondar os 5 milhões de euros, nestes três meses de remodelação de lojas".
Relativamente ao número de lojas que vão abrir, o managing director apontou que "temos nove lojas mas temos um plano ambicioso de abrir 40 lojas em Portugal até 2030". Além disso, Nuno Luz frisou que "também fizemos um investimento grande no nosso site, que é completamente novo".
No que diz respeito aos empregos, Nuno Luz frisou que "vão criar 500 postos de trabalho, são lojas que vão ter um formato um pouco diferente". "As lojas atuais que compramos à Media Martk tem uma dimensão relativamente grande, a nossa ambição é comprarmos lojas com dimensão mais reduzida".
Já o investimento para a expansão, o managing director admitiu que "ainda estamos a calcular, vai ocorrer nos próximos 5 anos", mas assegurou que anda à volta de "um investimento de um milhão por loja".
E como poderá a Darty distinguir-se da FNAC ou até mesmo de uma Worten?
Para Nuno Luz "são marcas diferentes, com objetivos diferentes e mesmo as localizações das lojas também será um pouco diferente". "O ADN da FNAC é esta paixão pela cultura, temos experts em cultura, entretenimento, tecnologia, a inovação e vamos continuar a trabalhar dentro deste eixo. Na Darty queremos especialistas em eletrodomésticos e tecnologia que possam solucionar o dia-a-dia dos clientes", sublinhou.
Sobre como se distinguir de uma Worten, Nuno Luz explicou que "o primeiro eixo de distinção é que queremos ser especialistas naquilo que fazemos, não vamos abrir muito o portfólio de produtos". "Queremos passar esta imagem de confiança, quer seja no serviço, quer seja no preço", destacou.
Falando apenas da FNAC, Nuno Luz não conseguiu desvendar grandes detalhes, mas adiantou que "fechamos o trimestre a crescer em vendas e portanto a FNAC continua a fazer a sua trajetória natural". "Estamos a abrir lojas, abrimos uma recentemente em Sintra. Continuamos a crescer na área de música, vendemos muito vinil", frisou.