Skip to main content

Luís Menezes sucede a Steven Braekeveldt à frente da Ageas

Seguros: O grupo segurador dono da Médis e da Ocidental, entre outras, anunciou ontem que após oito anos a liderar o grupo em Portugal, o CEO Steven Braekeveldt será substituído por Luís Menezes, “num momento marcado pelo crescimento e consolidação das operações no país”.

O grupo Ageas Portugal vai ter um novo CEO a partir de outubro de 2024. De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira, o grupo segurador dono da Médis e da Ocidental, entre outras, anunciou que após oito anos a liderar o Grupo em Portugal, Steven Braekeveldt será substituído por Luís Menezes, “num momento marcado pelo crescimento e consolidação das operações do Grupo no país”.

A Ageas diz que Luís Menezes tem uma “sólida experiência” como gestor de grandes empresas, tendo sido CEO da Unilabs Portugal.

Para Steven Braekeveldt, “este é um momento excelente para entregar a liderança do Grupo Ageas Portugal ao Luís Menezes, apesar de estarmos a resistir ao embate de uma conjuntura internacional económica e social adversa com impacto nas famílias, mas também nas empresas, estamos a fechar um ciclo estratégico de enorme sucesso, onde inovação, sustentabilidade e impacto social, parcerias de sucesso, foco na proximidade com os nossos clientes e parceiros e numa cultura organizacional interna forte permanecem na essência do nosso negócio”.

“Estou certo de que o histórico do Luís enquanto líder de sucesso e o forte alinhamento com a cultura e valores da Ageas serão impulsionadores de um novo ciclo de crescimento do Grupo. Ainda ficarei algum tempo ligado ao Grupo Ageas Portugal, mas sinto que este é o momento certo para iniciar um novo capítulo na organização e também na minha vida”, conclui o CEO da Ageas.

A passagem de testemunho será efetiva a partir do próximo dia 1 de outubro. Até essa data, Luís Menezes e Steven Braekeveldt vão levar a cabo uma fase de transição, conjunta, que se considera importante e saudável para a organização.

Sendo que a nomeação de Luís Menezes está condicionada à aprovação da entidade reguladora (ASF), já pedida.

“Com uma destacada carreira internacional, Luís Menezes somou, igualmente, a responsabilidade das operações do Grupo Unilabs nos Emirados Árabes Unidos, Perú e Reino Unido, tendo contribuído para o crescimento significativo das receitas a nível global enquanto membro da Comissão Executiva Europeia do Grupo durante 8 anos”, detalha o comunicado.

O futuro CEO do grupo Ageas em Portugal foi recentemente Senior Advisor do Conselho de Administração da Explorer Investments, sociedade gestora de fundos de Private Equity e líder em Portugal. Luís Menezes tinha as áreas de Inovação e Tecnologia, tendo tido experiências anteriores na Fundação Ilídio Pinho e na JP Morgan Chase, em Londres.

Luís Menezes fala da responsabilidade de suceder “a um líder visionário e carismático como o Steven”.

A sua entrada vai “coincidir com uma nova fase estratégica da organização, que será lançada no início do próximo ano, e que pretendo que seja de consolidação e de crescimento, na continuidade do caminho sólido e diferenciador que tem marcado o percurso do Grupo Ageas Portugal, sob liderança do Steven e de uma equipa altamente experiente, competente e dedicada”, refere Luís Menezes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico